sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Antes Só do que Mal Acompanhado

Antes Só do que Mal Acompanhado (Planes, Trains & Automobiles, EUA, 1987) – Nota 8
Direção – John Hughes
Elenco – Steve Martin, John Candy, Laila Robbins, Michael McKean, Kevin Bacon, Dylan Baker.

Ontem o cinema perdeu o diretor e roteirista John Hughes, o sujeito que dirigiu comédias clássicas sobre adolescentes nos anos oitenta, como “A Garota de Rosa Socking”, “O Clube dos Cinco” e principalmente “Curtindo a Vida Adoidado”, além do roteiro de dezenas de filmes, com destaque para “Esqueceram de Mim”. Mesmo sem dirigir desde 1991 quando fez “Curly Sue – A Malandrinha”, ele continuava a ser cultuado por todos que viveram naquela época e com certeza estão sentindo sua partida. Como homenagem vou escrever sobre um outro ótimo filme de Hughes, que está praticamente esquecido hoje, mas que tem os dois temas presentes em toda a sua obra, comédia com uma pitada de drama.

O filme "Antes Só do que Mal Acompanhado" começa com o publicitário Neal Page (Steve Martin) saindo de uma reunião em Nova Iorque precisando chegar rápido ao aeroporto e pegar um avião para passar o “Dia de Ação de Graças” com a família e disputando uma desesperada corrida com um sujeito desconhecido (Kevin Bacon em pequena participação) para pegar um taxi. Chegando ao avião ele terá a companhia Del Griffith (John Candy), um sujeito gordo, falador e que viaja o país vivendo quinquilharias. Irritado, Neal faz de tudo para deixar o sujeito de lado, até que por culpa da neve o avião precisa pousar em outra cidade e a partir daí o destino fará com que Neal e Del Griffith tenham de terminar a viagem de outras formas, primeiro de trem e por final de automóvel, com muita confusão pelo caminho.

Além das engraçadas cenas e do bom roteiro, outro ponto positivo é a dupla Martin / Candy que estavam no auge da carreira e formaram uma parceria com uma química incrível, levando o espectador do riso às lágrimas com um final de amolecer o coração de qualquer um.

Assim como o diretor Hughes que nos deixou, o simpático e bonachão comediante John Candy também partiu cedo e deixou um legado de personagens tão simpáticos como ele, que na minha opinião, além deste filme, nunca poderemos esquecer do treinador de “Jamaica Abaixo de Zero”.

4 comentários:

Wally disse...

Para homenagear o gênio que se foi...

Red Dust disse...

Mais alguém que partiu antes do tempo.

Hugo, escolheste bem o filme de homenagem. Uma comédia em cheio!!!!!

Kau Oliveira disse...

Esse é o segundo melhor filme dele, pra mim. Engraçado, mas sem cair no pastelão (como sempre).

Só que ainda devo admitar que não era fã de John, infelizmente...

Abs!

Hugo disse...

Wally - Não o considerava gênio, mas é um cara que deixou sua marca no cinema.

Red - Uma das melhores dele.

Kau - Ele fez poucos, mas bons filmes que são lembrados até hoje. Fica a imagem do especialista em comédias adolescentes.

Abraço