sexta-feira, 10 de julho de 2009

Jean Charles

Jean Charles (Brasil, 2009) – Nota 7
Direção – Henrique Goldman
Elenco – Selton Mello, Vanessa Giácomo, Luís Miranda, Patricia Armani, Maurício Varoltta, Sidney Magal, Daniel de Oliveira.

A história do brasileiro Jean Charles de Menezes assassinado pela polícia inglesa é conhecida por todos, mas esta adaptação de sua vida em Londres até a tragédia trás detalhes surpreendentes da vida do rapaz.

O filme começa quando sua prima Vivian (Vanessa Giácomo) chega a Londres e Jean (Selton Mello) engana o oficial de imigração para conseguir o visto de turista para garota. Logo neste início vemos que Jean era um pessoa comum, com virtudes e defeitos. A partir daí conheceremos a vida de Jean que mora com outros dois primos, Alex (Luis Miranda) e Patricia (Patricia Armani) e juntos precisam driblar a língua, as dificuldades de trabalho e ainda ajudar na adaptação da prima. A surpresa do roteiro é mostrar Jean como um sujeito ambicioso, que usava sua lábia e inteligência para fazer amigos e conseguir favores, até mesmo tendo atitudes que deixavam dúvidas sobre seu cárater.

O resultado final vale por conhecermos um pouco mais sobre a vida deste rapaz que foi abreviada estupidamente e ainda detalhes sobre como vivem os brasileiros em Londres, que precisam se ajudar para poder sobreviver.

9 comentários:

Thiago Paulo disse...

Estou querendo ver Jean Charles, justamente para saber mais sobre a vida dele. Quando for lançado em dvd não vou deixar de alugar. ;)

Abraços...

Cleber Eldridge disse...

Filmes Brasileiros, quase nunca me interessam!

Red Dust disse...

Tão cedo não deverá chegar a Portugal, mas é uma história que me interessa. Trágico e infeliz o desaparecimento de Jean. Certamente que quem parte daí para as Europas, e tirando os futebolistas milionários, tem uma vida muito difícil. Nem sempre por cá se encontra o El Dorado. Com esta crise financeira pior...

Abraço.

Ana Carolina disse...

Excelente resenha!
Nós do Pipoca Com Miojo recomendamos seu blog no nosso. Dê uma passada lá se possível, se gostar nos recomende também ;)

Gratas,
Ana Carolina e Amanda

Amanda disse...

Bom, eu sempre procuro ver filmes nacionais, mas esse ainda não conseguiu me fazer sair de casa. Talvez no DVD.

Hugo disse...

Thiago - Com certeza o interesse é conhecer mais sobre a pessoa.

Cléber - Nos últimos anos foram feitos bons filmes, que merecem ser vistos.

Red - Este fenômeno da imigração é mundial. Aqui no Brasil tb recebemos pessoas de diversos países, que encontram condições muito piores do que a dos brasileiros na Europa.

Ana - Obrigado, vou conhecer seu blog.

Amanda - Tb acho que funcionará melhor em DVD.

Marcelo Moreira disse...

Vi o trailer no cinema, mas não em animou a história. Na sua opinião, vc acha q vale a pena?

Paulo Montanaro disse...

Olá Hugo!

O que vc quis dizer no último parágrafo é que, enquanto filme em si, não é tão bom? Não ouvi boas críticas a respeito, então queria saber mais a sua opinião.

Há braços
Paulo

Hugo disse...

Marcelo - Não é um filme ruim, mas o melhor é esperar para assistir em DVD. Vale a ida ao cinema caso não tenha outra opção.

Paulo Roberto - Como escrevi acima o filme é apenas mediano, fiquei com a impressão que faltou alguma coisa, talvez mostrar como Jean Charles chegou e se adpatou a Londres.

A personagem da prima Vivian acaba tendo praticamente a mesma importância que o personagem principal.

Abraço