terça-feira, 7 de julho de 2009

Comando Delta

Comando Delta (The Delta Force, EUA, 1986) – Nota 7,5
Direção – Menahem Golan
Elenco – Chuck Norris, Lee Marvin, Joey Bishop, Martin Balsam, George Kennedy, BoSvenson, Susan Strasberg, Hanna Schygulla, Robert Forster, Shelley Winters, Robert Vaughn, Lainie Kazan, Steve James, Kim Delaney.

Um filme com direção do isralense Menahem Golam e estrelado por Chuck Norris não era de se esperar muito, principamente para quem conheceu nos anos oitenta a Produtora Canon, que tinha como donos o diretor Golam e Yoram Globus e que produziram dezenas de filmes, na sua maioria obras de ação e ficção de baixa qualidade, porém alguns filmes se destacaram no meio desta leva mesmo sem serem grandes, como “Aventureiros do Fogo” com Norris e Louis Gossett Jr, a ficção “Força Sinistra” e “Falcão – O Campeão dos Campeões” com Stallone, que são filmes bem legais.

Agora na minha opinião o melhor filme da produtora foi este “Comando Delta”, que se baseou na história verídica de um avião que foi sequestrado por terroristas árabes e levado para Uganda na África. Para tentar resolver o sequestro é chamado o “Comando Delta” do título, liderado pelo veterano Lee Marvin em seu último papel no cinema e por Chuck Norris.

O filme tem boa cenas de ação e suspense, desde a tomada do avião e o desespero dos sequestrados, passando pela cenas de tentativa de retomada do avião e terminando em uma perseguição pela ruas Tel-Aviv em Israel.

Um dos trunfos do filme é o elenco recheado de veteranos atores conhecidos, além Marvin e Norris, o filme tem gente como Martin Balsam, George Kennedy, Shelley Winters e Robert Vaughn, além da alemã Hanna Schygulla.

Esta história já havia sido filmada pelo próprio Golam como “Operação Thunderbolt” com Klaus Kinski em 1977 e por Irvin Kershner em 1976 como “Resgate Fantástico”, talvez a mais famosa das versões, também com um elenco de gente conhecida que tinha nomes como Charles Bronson, Peter Finch e Martin Balsam.

3 comentários:

Gema disse...

Como já sabe, também cheguei a postar sobre este filme no meu blog e dei-lhe um 7/10, por isso estamos de acordo ;)
Para mim é sem dúvida o melhor de Norris.
Bjs

Red Dust disse...

Vê-se com algum agrado, apesar da presença do inanarrável Chuck Norris. Algumas boas cenas de acção chegam para não decepcionar.

Abraço.

Hugo disse...

Gema - Concordo, tb acho o melhor filme de Norris, apesar de que ele fez um filme policial chamado "Código do Silêncio" dirigido por Andrew Davis de "O Fugitivo", que tb é legal.

Red - Não podemos analisar Norris como ator, é impossível. rs