terça-feira, 9 de junho de 2009

O Homem que Saiu do Gelo

O Homem que Saiu do Gelo (Coming Out of the Ice, EUA, 1982) – Nota 6
Direção – Waris Hussein
Elenco – John Savage, Willie Nelson, Ben Cross, Francesca Annis, Peter Vaughan.

Este filme feito para a TV é baseado na autobiografia de Victor Herman, aqui vivido por John Savage (que estava no auge da carreira, ainda aproveitando a fama do clássico “O Franco-Atirador”), que vivendo na União Soviética nos anos trinta, se tornou um ótimo atleta, mas sendo americano é pressionado pelos governo soviético para renunciar a sua cidadania e se naturalizar russo, porém ele se nega e quando pretende voltar para América acaba sendo detido, julgado e condenado a prisão perpétua na Sibéria, onde passará muitos anos até conseguir escapar.

O interessante deste filme é que a injustiça acontece antes da Segunda Guerra Mundial, nos primeiros anos após a Revolução Comunista, onde a Guerra Fria ainda não havia começado, mas o regime soviético já era de opressão a quem se mostrasse contra qualquer ordem emitida pelos governantes.

A saga de sofrimento do personagem de John Savage na prisão lembra um pouco o clássico “O Expresso da Meia-Noite”, porém com resultado inferior mas ainda assim satisfatório.

4 comentários:

Paulo Alt disse...

como eu jah tinha dito, não sou mto fã de filmes q tratem de geopolítica... mas abro uma excessão para os q tratem desse período histórico em si. e ainda mais q vc citou o "expresso da meia noite"
excelente dica
e curioso o pôster do filme
abraçooo

Airton disse...

cada coisa q se assiste em hehehhehehehe
abraçao

O Cara da Locadora disse...

Só um detalhe histórico, não é 'curioso' nem 'interessante' que existisse repressão nos anos 30 na URSS, pois foi à partir de 1928 que o Stálin tornou-se ditador do país, portanto não foi a Segunda Guerra que fez isso com o país e sim o stalinismo...

Hugo disse...

Paulo - O filme lembra um pouco, mas não chega a ser tão bom.

Airton - Já assisti muita velharia.

Nespoli - Eu me expressei mal, quis dizer que mesmo antes da 2º Guerra o governo soviético já perseguia quem era contra, inclusive o americano retratado no filme, sendo isto antes da Guerra Fria. Todos sabemos que Stalin tocou o terror no país desde que tomou o poder, perseguindo e matando um número incontável de pessoas.

Abraço