segunda-feira, 4 de maio de 2009

Hatari

Filme Assistido nº 231
Hatari (Hatari, EUA, 1962) – Nota 8
Direção – Howard Hawks
Elenco – John Wayne, Hardy Kruger, Elsa Martinelli, Red Buttons, Bruce Cabot, Gerard Blain, Valeltin de Vargas, Eduard Franz.

Este bom drama de ação se passa na África onde o caçador Sam Mercer (John Wayne) lidera um grupo que tem como objetivo capturar animais selvagens e vende-los para os zoológicos do mundo inteiro e ainda precisa se preocupar com a fotógrafa italiana Dallas (Elsa Martinelli) que resolve acolher filhotes de elefante que acabam fazendo uma grande bagunça no acampamento.

Com cenas de caça muito bem filmadas, onde na maioria delas são usados veículos como jipes para perseguir animais selvagens e capturá-los, cenas estas todas feitas em locação na Tanzania, em uma fazenda de propriedade do ator alemão Hardy Kruger, que é o segundo nome do elenco e substituiu Clark Gable que faleceu um ano antes e era o nome que o grande diretor Howard Hawks tinha em mente para o papel.

Por sinal, Hawks mostra todo o seu talento e nos entrega um filme diferente e interessante e que ainda tem as belas paisagens da África como destaque.

Como curiosidade, a palavra Hatari, significa “perigo” no dialeto africano Swahili.

11 comentários:

Thiago Paulo disse...

Tenho gostade bastante do cinema mais antigo, nais as vezes é bem dificil de encontar alguns na locadora. Gostei da história deste filme, adoro filme que se passam na África... Adoro a culura do povo de lá.

Abraços..

altieres bruno machado junior disse...

Olá

adoro suas dicas: são de filmes mais antigos que normalmente não passam mais na tv, na tv aberta pelo menos. Gostei muito...

Até mais

Anônimo disse...

hummm.... boa dica essa...

john wayne é sempre john wayne...!

Airton disse...

opa
eu vi todos os faroestes com john wayen de outros generos ainda to esplorando shaushau

Red Dust disse...

Com a publicação do meu blogue é que noto que deve ser de John Wayne (provavelmente em luta com Robert De Niro...) o actor que mais filmes vi. Por acaso este 'Hatari' não me impressionou muito.

Abraço.

Gema disse...

Gostei de "Hatari", apesar de John Wayne ter feito filmes bem melhores.
Mas é sem dúvida um bom filme a ver.
Bjs

Unknown disse...

Esse filme é maravilhoso. Sensacional, a trilha de Henri Mancinni é otima, vale a pena. Pergunta:não existe em DVD no Brasil?

Hugo disse...

Thiago - As paisagens e as cenas de caça são sensacionais.

Altieres - Eu tento mesclar filmes antigos com produções mais novas, tentando diferenciar meu blog da maioria.

Nitzombies - John Wayne fez diversos grandes filmes em sua carreira.

Airton - John Wayne fez alguns bons filmes de guerra tb.

Red - Ainda não pensei em fazer este levantamento, mas você me deu uma boa idéia.

Gema - Considero um filme diferente e bem legal.

Dan - Eu esqueci de citar a famosa música "O Passo do Elefantinho" rs.
O filme já existe em DVD por aqui.

ARMANDO MAYNARD disse...

Um dos filmes que ficaram marcados em minha memória, pela excelente trilha sonora do grande compositor Henry Mancini. No Brasil "Baby Elephant Walk", ganhou versão com letras em português, com o título de "O Passo do Elefantinho", cantada pelo "Trio Esperança". Os programas de disque-jóquei, levados ao ar pelas emissoras de rádios da época, tocavam muito esta música, que era pedida exaustivamente pelos jóvens, por meio do telefone. Um abraço, Armando.[fetichedecinefilo.blogspot.com]

Hideki disse...

Desculpe, mas o filme não existe em DVD como informado. Infelizmente, pois o filme é uma obra-prima. Abraço.

Hugo disse...

Eduardo - O filme existe em DVD sim, se você tiver interesse procure em sites como Quebarato e Mercado Livre que encontrará.

Obrigado pela visita ao blog.

Abraço