domingo, 31 de maio de 2009

Bombas - Parte V - Filmes Brasileiros

Voltando a sessão Bombas, desta vez estou postando resenhas sobre seis filmes brasileiros que são exemplos de como não ser fazer cinema e alguns deles com elenco de nomes conhecidos, mas feitos antes da retomada do cinema nacional na segunda metade dos anos noventa, com apenas uma exceção, que por sinal é péssima.

O Efeito Ilha (Brasil, 1994) – Nota 3
Direção – Luís Alberto Pereira
Elenco – Luís Alberto Pereira, Antônio Calloni, Ligia Cortez, Vera Zimmerman, Denise Fraga, Perry Sales, José Rubens Chachá, Jandir Ferrari, Sérgio Mamberti, Elias Andreato.
Este filme foi dirigido e estrelado por Luís Alberto Pereira, que interpreta um técnico de televisão que acaba sendo vítima de um estranho acontecimento: Sua imagem é transmitida para todos os canais de TV o dia inteiro. O filme foca em personagens estranhos que interagem em frente a TV enquanto o estranho personagem passa o ser o único programa. Esta absurda mistura de ficção e comédia tem este título em virtude do personagem principal ser chamar William, daí o “Efeito William ou Ilha”.

Os Amantes da Chuva (Brasil, 1979) – Nota 5
Direção – Roberto Santos
Elenco – Bete Mendes, Helber Rangel, Beatriz Segall, Lilian Lemmertz.
Um casal (Bete Mendes e Helber Rangel) se apaixonam e cada vez que se encontram chove. Descobertos pela mídia são levados para TV como “Os Amantes da Chuva”, mas a partir daí seus encontros não mais fazem chover e até o amor parece dinimuir. A interessante história é baseada num livro, porém a realização tem a cara dos anos setenta, estranha e datada.

Bonitinha mas Ordinária (Brasil, 1981) – Nota 4
Direção – Braz Chediak
Elenco – Lucélia Santos, Vera Fischer, José Wilker, Milton Moraes, Carlos Kroeber.
O jovem Edgar (José Wilker) chega de Minas Gerais e vai trabalhar num empresa do Dr. Werneck (Carlos Kroeber) que faz um oferta ao jovem: Se casar com sua filha Maria Cecília (Lucélia Santos) que foi violentada por quatro homens. A princípio Edgar reluta pois ama Ritinha (Vera Fischer), mas acaba aceitando sem conhecer a verdadeira história. Esta adaptação de um conto de Nelson Rodrigues foca apenas nas cenas de erotismo e mais nada.

Perdoa-me por me Traíres (Brasil, 1980) – Nota 5,5
Direção – Braz Chediak
Elenco – Vera Fischer, Nuno Leal Maia, Rubens Correa, Lidia Brondi, Sadi Cabral, Jorge Dória, Angela Leal, Anselmo Vasconcelos, Zaira Zambelli.
Mais um conto de Nelson Rodrigues dirigido sem muita qualidade por Braz Chediak. Aqui a adolescente Glorinha (Lidia Brondi) decide se prostituir, mas acaba sendo resgatada por um tio (Rubens Correa) que contará a verdade sobre o suicídio da mãe. Enquanto isso em flashback é contada a história dos pais de Glorinha (Vera Fischer e Nuno Leal Maia) e a relação de ciúme doentio do marido que levara à tragédia.

Rio Babilônia (Brasil, 1982) – Nota 5
Direção – Neville D’Almeida
Elenco – Jardel Filho, Joel Barcelos, Christiane Torloni, Norma Bengell, Denise Dumont, Pedro Aguinaga, Tania Boscoli, PauloVillaça.
O relações públicas Marciano (Joel Barcelos) e contratado para recepcionar o poderoso industrial Liberato (Jardel Filho) e enquanto participa de festas e orgias, acaba se envolvendo com a jornalista Vera (Christiane Torloni) e descobre que o industrial é na verdade o traficante internacional de ouro conhecido com Mr. Gold. O filme tem a cara do cinema nacional da época, um fiapo de história policial recheada com cenas eróticas protagonizadas pelas desinibidas Christiane Torloni e Denise Dumont.

Fica Comigo (Brasil, 1998) – Nota 3
Direção – Tizuka Yamasaki
Elenco – Antonio Fagundes, Vitor Hugo, Lucia Alves, Luciana Rigueira, Tereza Seiblitz.
A história foca no drama entre CH (Antonio Fagundes) e sua filha adotiva (Luciana Rigueira). Ele que trabalha em uma atividade ilegal e ela uma garota rebelde. A diretora Tizuka Yamazaki teve alguma fama quando fez o drama Gaijin em 1980, mas aqui já estava na fase em que dirigia filmes da Xuxa e Renato Aragão pós-Trapalhões. Dá para imaginar o resultado.

3 comentários:

altieres bruno machado junior disse...

Olá

Meu Deus quanto lixo, dá até vergonha pensar que já foram feitos tantos filmes ruins neste país. CREDO!!!

Até mais : )

Amanda disse...

Pegou pesado, heim, Hugo? hehehe. E pensar que ainda tem muita porcaria que ficou de fora dessa lista.

Hugo disse...

Altieres - Estes são pequenos exemplos, na década de setenta principalment, você pode encher um caminhão com estas pérolas.

Amanda - Ainda bem que nosso cinema melhorou muito nos últimos anos.