segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Golpe Perfeito & O Trambique do Século

O Golpe Perfeito (Diggstown, EUA, 1992) – Nota 7
Direção – Michael Richie
Elenco – James Woods, Louis Gossett Jr, Bruce Dern, Oliver Platt, Heather Graham, Randall Tex Cobb, Thomas Wilson Brown.

O Trambique do Século (The Great White Hype, EUA, 1996) – Nota 5,5
Direção – Reginald HudlinElenco – Samuel L. Jackson, Jeff Goldblum, Peter Berg, Damon Wayans, Corbin Bernsen, Jon Lovitz, Cheech Marin, Salli Richardson Whitfield, Jamie Foxx, Rocky Carroll, Albert Hall, Susan Gibney, Michael Jace, Duane Davis, Lamont Johnson.

O mundo do boxe já foi mostrado de diversas formas no cinema, como drama na série "Rocky", biografia em "Ali" e como parte de trama de assassinato em "Olhos de Serpente" de Brian DePalma, porém em vários outros filmes o que vemos é o lado sujo deste esporte e aqui temos dois exemplos que mostram a picaretagem desse meio, porém com foco mais ameno, indo para o lado da sátira e da comédia.

No interessante "O Golpe Perfeito", o vigarista Gabriel Caine (James Woods) sai da prisão e vai para a pequena Diggstown onde encontra um outro picareta (Oliver Platt) e juntos convencem o veterano lutador de boxe Roy “Honey” Palmer (Louis Gossett Jr) a participar de um golpe onde ele terá de vencer dez oponentes em 24 horas, tudo isso para arrancar grana do poderoso da cidade (Bruce Dern). Divertida comédia sobre o mundo do boxe, que tem como destaque o bom elenco que conta ainda com Heather Graham ainda jovem e deixa o show principal na interpretação de James Woods, que acerta em cheio no papel do vigarista inteligente que pensa em todos os detalhes do golpe.

Já o decepcionante "O Trambique do Século" tem como personagem principal o empresário de boxe Reverendo Fred Sultan (Samuel L. Jackson), que percebe que está perdendo dinheiro com as lutas do seu protegido, o campeão James “The Reaper” Roper (Damon Wayans) que sendo imbatível no momento faz com que o público perca o interesse em assistir suas lutas e em contra-partida ele perca dinheiro. Com isso o empresário resolve armar um desafio do campeão contra o único sujeito que o venceu quando este ainda era amador, Terry Conklin (o hoje também diretor Peter Berg), que hoje é vocalista de uma banda de heavy metal e não luta há anos. Mas como tudo é dinheiro no mundo do boxe, o Reverendo consegue convencer o boxeador aposentado a lutar com o campeão.

O filme tem ótimos nomes no elenco fora os já citados, como Jeff Goldblum, Jon Lovitz e Jamie Foxx, porém o diretor não consegue definir a história como um farsa, um filme de golpe ou uma comédia e alterna momentos interessantes de luta, com diálogos e situações totalmente sem graça, onde quem parece se divertir é apenas o personagem de Samuel L. Jackson.

3 comentários:

Ciro Hamen disse...

também não podemos esquecer de menina de ouro, cinderella man e - claro - touro indomável quando falamos sobre filmes de boxe. esse ainda não vi. mas fiquei interessado.

abraços!

Airton disse...

opaa

nao deixe de acompanhar a lista dos 20 melhores filmes q assisti
começei hj e termino segunda no blog

http://publicandobr.blogspot.com

abraço

Hugo disse...

Ciro - Peguei apenas dois ou três filmes sobre o tema como exemplo, estes que você citou são indispensáveis.

Airton - Vou visitar sua lista.

Abraço