domingo, 5 de abril de 2009

Círculo do Medo

Círculo do Medo (Cape Fear, EUA, 1962) – Nota 8,5
Direção – J. Lee Thompson
Elenco – Gregory Peck, Robert Mitchum, Polly Bergen, Martin Balsam, Lori Martin, Telly Savalas, Jack Kruschen, Barrie Chase.

O violento ex-presidiário Max Cady (Robert Mitchum) aparece na saída de um julgamento e aborda o advogado Sam Bowden (Gregory Peck), que a princípio não o reconhece, mas logo percebe que ele é o sujeito que foi condenado por estupro em virtude do seu testemunho. A partir daí Max Cady começa a aterrorizar psicologicamente o advogado e sua família e mesmo com a ajuda do chefe de polícia (Martin Balsam), nada pode ser feito pois o vilão está agindo dentro da lei. O nível de perseguição aumentará e o advogado Sam terá de defender sua família, o que levará a um violento confronto final.

Este ótimo filme mantém o suspense do início ao fim, com bastante violência e uma dupla de protagonistas de primeira, com Peck muito bem como o advogado que terá de andar à margem da lei para defender sua família e o grande Robert Mitchum em um outro sensacional papel de vilão, assim como o pastor assassino de “O Mensageiro do Diabo”, o seu personagem aqui é frio e cínico, além de guardar no coração o ódio e a vontade de vingança contra o advogado.

Outro detalhe interessante é sobre o diretor inglês J. Lee Thompson, que provavelmente é mais conhecido pelo filmes que fiz no final da carreira entre a segunda metade dos anos oitenta e os anos noventa, quase todos estrelados por Charles Bronson e muito criticados pela mídia, porém nos anos sessenta ele além deste clássico, ele fez também o ótimo filme de guerra “Os Canhões de Navarone” e o bom faroeste “O Ouro de McKenna”, todos com Gregory Peck no papel principal.

Este “Circulo do Medo” foi refilmado com sucesso por Martin Scorsese em 1991 com Robert DeNiro e Nick Nolte nos papéis principais, que por sinal será minha próxima postagem.

4 comentários:

Kamila disse...

Só assisti à refilmagem feita pelo Scorsese, que é excelente!! Espero, um dia, poder conferir "Círculo do Medo".

Unknown disse...

Há muito tempo que não escrevias sobre um filme ou série que eu também tinha visto. Mas desta vez coincidimos e logo num grande filme ao qual dou 9 em 10. Adorei o Peck e, sobretudo, o Mitchum, o perfeito psicopata.

Abraço

Red Dust disse...

Ainda não vi a versão original de 'Cape Fear'. Mas lá chegarei. Até porque ter Peck e Mitchum num mesmo filme é um enorme atractivo.

Abraço.

Hugo disse...

Kamila - Pode assistir que você vai gostar.

Fifeco - Concordo com você, a dupla principal é ótima.

Red - Assista, o filme é muito bom.