quarta-feira, 4 de março de 2009

O Jardineiro Fiel

O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, EUA, 2005) – Nota 7,5
Direção – Fernando Meirelles
Elenco – Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston, Bill Nighy, Donald Sumpter, Hubert Koundé, Archie Panjabi, Pete Postlethwaite.

O diplomata Justin Quayle (Ralph Fiennes) conhece e se apaixona pela ativista Tessa (Rachel Weizs) e logo vão viver na África para onde ele é designado, porém Tessa acaba assassinada e acusada de estar traindo Justin. Ao poucos Justin vai percebendo que a história é bem diferente e que na verdade ela havia mexido com poderosos que podem te-la assassinado.

Bom drama com pitadas de romance e denúncia social, que mostra toda a pobreza do continente africano e como ele é explorado pelos países de primeiro mundco e pela grandes corporações, no caso do filme o grande vilão são as indústrias farmacêuticas que visam economizar milhões usando pobres como cobaias.

A boa direção de Fernando Meirelles e o ótimo casal central dão conta do recanto e interpretam uma história forte, baseada num livro de John LeCarré, que mostra toda a pobreza e a falta de perspectiva de vida de milhões de pessoas que precisam enfrentar a fome, o calor, as doenças e as guerras para sobreviver.

7 comentários:

Red Dust disse...

Um filme sólido. O ambiente recriado para a fita foi filmado com um imenso carácter. Não é fácil aquela clara abordagem de uma África que procura, nestas alturas, a sua identidade democrática.

8/10.

Abraço.

Kau Oliveira disse...

Bom, não é pq tem Meirelles na direção que direi isso: acho este filme espetacular. Talvez pq eu estude justamente Farmácia, mas mesmo assim vejo qualidades incríveis como a belíssimo atuação de Weisz e a edição do longa.

Abs!

Gema disse...

Este filme é sem dúvida um dos meus favoritos. Excelente história, actores, fotografia,...
Para mim sem problemas - nota 10.

Unknown disse...

É um bom filme. Não é extraordinário mas apresenta bons momentos. Partilho da tua nota.

Abraço

Hugo disse...

Red - O filme mostra a dureza da situação na África com talento.

Kau - Para você então a história foi ainda mais interessante.

Gema - Gostei, mas não acho que seja nota 10.

Fifeco - Concordo com você.

Pedro Henrique Gomes disse...

Belíssimo filme do nosso grande diretor!!!

Anônimo disse...

além de ser um filme cr´tico, bem construído, bem dirigido, como poucos, o filme é uma obra de arte. O olhar de Meirelles sobre o tema faz o filme quase uma experiência poética. Amo de paixão o filme e o diretor.
Vale salientar que é o filme com a cena de sexo mais linda que eu já vi!!!