terça-feira, 31 de março de 2009

Garras de Aço & Interceptor

Garras de Aço (Flight of Black Angel, EUA, 1991) – Nota 6
Direção – Jonathan Mostow
Elenco – Peter Strauss, William O’Leary, James O’Sulllivan, K. Callan.

Interceptor (Interceptor, EUA, 1992) – Nota 5
Direção – Michael Cohn
Elenco – Andrew Divoff, Jurgen Prochnow, Elizabeth Morehead, J. Kenneth Campbell.

O sucesso de "Top Gun" gerou vários filmes genéricos de ação no ar, alguns razoáveis como "Águia de Aço" e "O Vôo do Intruder" e outros mais humildes como estes dois exemplos.

Em "Garras de Aço" um O piloto de ponta da Forças Aérea Americana Eddie Gordon (William O’Leary) durante um vôo acredita ter recebido uma mensagem de Deus para destruir algumas cidades americanas que estariam repletas de pecadores e com isso resolve roubar um avião com uma bomba nuclear e ameaça atacar estas cidades. O único que pode tentar resolver o problema é o Coronel Matt Ryan (Peter Strauss) que foi o mentor do piloto.

O filme tem algumas cenas de perseguição aérea estilo “Top Gun” e a história lembra o posterior e bem melhor “A Última Ameaça” de John Wood, mas mesmo assim é uma razoável divesão graças a direção de Jonathan Mostow, que faria em seguida bons filmes como “Breakdown”, “U-571 – A Batalha do Atlântico” e “O Exterminador do Futuro III” .

Um dos pontos fracos do filme é o protagonista William O’Leary que com sua cara de bebê não convence como vilão.

Já o "Interceptor" é um caça super moderno que está sendo testado pelo piloto Chris Winfield (Andrew Divoff) para ser utilizado na defesa aérea americana, porém um outro oficial, o Capitão Phillips (Jurgen Prochnow) planeja roubar o avião em pleno ar para usa-lo em um atentado.

Esta fraca aventurar tenta copiar as cenas aéreas de "Top Gun" e com isso procura esconder o fraco roteiro que também lembra "A Última Ameaça", utilizando nos papéis principais dois atores especialistas em interpretar vilões, Andrew Divoff ("Lost") e o sinistro alemão Jurgen Prochnow que fez dezenas de filmes. Como curiosidade, o filme gerou ainda uma continuação.

Nenhum comentário: