quinta-feira, 19 de março de 2009

Gandhi

Filme Assistido nº 215
Gandhi (Gandhi, Inglaterra/Índia, 1982) – Nota 8,5
Direção – Richard Attenborough
Elenco – Ben Kingsley, Candice Bergen, Edward Fox, John Gielgud, Trevor Howard, John Mills, Martin Sheen, Daniel Day Lewis, Ian Charleson, Saeed Jaffrey, Amrish Puri, Roshan Seth, Ian Bannen, Richard Griffiths, Nigel Hawthorne, Michael Hordern, Om Puri, John Ratzenberger.

No início do Século XX o jovem e idealista advogado indiano Ghandi (Bem Kingsley) é expulso da 1º classe de um trem na África do Sul pelos colonizadores britânicos em razão de sua nacionalidade. Este fato faz ele repensar sua vida e alguns anos depois voltando para Índia inicia algumas manifestações pacíficas e com seu grande carisma se torna um líder do povo indiano na luta pela independência do país usando o pacifismo como arma.

O filme segue toda a vida deste grande líder e tem na figura de Ben Kingsley quase uma reencarnação de Ghandi, o que fez ele ganhar merecidamente o Oscar de Melhor Ator, sendo que no total o filme ganhou oito Prêmios Oscar. Merece destaque também o ótimo elenco de coadjuvantes britânicos e indianos, além da americana Candice Bergen e de Martin Sheen.

O filme é longo e detalhista, especialidade do diretor e também ator Attenborough, que dirigiu outras duas ótimas biografias, “Um Grito de Liberdade” sobre a vida de Steven Biko, líder popular na África do Sul nos tempos do Apartheid e “Chaplin” com Robert Downey Jr no papel título, também em uma performance sensacional.

6 comentários:

Red Dust disse...

É um enorme momento cinematográfico. Além da forte história que tem para contar, o sentido do espectáculo está completamente apurado. A interpretação de Kingsley é magnífica.

Abraço.

Gema disse...

Este filme é belissimo. Ben Kingsley, encarnou muitissimo bem Gandhi.
Nota: 10/10

ARMANDO MAYNARD disse...

Este belo filme é uma verdadeira aula de liderança política.O oriente médio precisa de um Gandhi. Um abraço, Armando.

Anônimo disse...

O BEn Kinsgley parecia outra pessoa, interpretação fora do normal...

Hugo disse...

A todos - Com certeza a interpretação de Kingsley é algo fora de série.

Abraço

Kau Oliveira disse...

Hugo, aqui está uma das mais extraordinárias atuações que vi na minha vida: Ben Kingsley como Gandhi. O filme, na verdade, é realmente muito bom.

Abs!