sábado, 28 de março de 2009

Eu Sou a Lenda & A Última Esperança da Terra


A Última Esperança da Terra (The Omega Man, EUA, 1971) – Nota 8
Direção – Boris Sagal
Elenco – Charlton Heston, Rosalind Cash, Anthony Zerbe, Paul Koslo, Eric Laneuville, Lincoln Kilpatrick.

Eu Sou a Lenda (I Am Legend, EUA, 2007) – Nota 7
Direção – Francis Lawrence
Elenco – Will Smith, Alice Braga, Charlie Tahan, Salli Richardson, Willow Smith, Dash Mihok, April Grace, Emma Thompson.

O roteirista Richard Matheson ficou conhecido na década de sessenta quando escreveu vários episódios do seriado "Além da Imaginação" e depois teve livros e outros roteiros adaptados para o cinema, como "Encurralado" a estréia de Spielberg na direção de um longa e da ficção apocalíptica "Mortos que Andam" com Vincent Price no papel principal, sendo que este longa ganhou duas refilmagens, como não assisti a este original não posso comentar, mas aqui vou escrever sobre as duas outras versões.

Em "A Última Esperança da Terra", Charlton Heston é o Dr. Robert Neville, que após uma guerra biológica que dizimou praticamente toda a população da Terra, conseguiu sobreviver injetando no próprio corpo uma vacina experimental. Um grupo de sobreviventes que ficaram deformados acreditam que a ciência e a tecnologia criadas pelos homens foram as responsáveis pelo que aconteceu e com isso querem punir o único sobrevivente intacto, o Dr. Neville. Bom filme de ficção com atuação eficiente de Heston e um clima de apocalipse que mantém o interesse e o suspense, tendo boas cenas de ação e a ainda a curiosidade de ver Heston perambulando por uma Nova Iorque completamente abandonada e fazendo de tudo para sobreviver.

Já em "Eu Sou a Lenda", o militar e também Dr. Robert Neville (Will Smith) é aparentemente o único sobrevivente da Terra, após três anos que a Dra. Kipprin (Emma Thompson) anunciou ter encontrado a cura do câncer através do vírus modificado do sarampo, porém este mesmo vírus acabou transformando noventa por cento das pessoas do mundo em zumbis. Atormentado por não ter conseguido descobrir a cura e ter perdido sua famíla, Neville continua tentando achar a cura, fazendo testes em animais e em zumbis em sua casa, local que ele transformou em fortaleza e de onde sai apenas durante o dia, quando os zumbis se escondem com medo da luz.

Este filme tem como ponto principal a atuação de Will Smith que consegue segurar uma hora de história apenas em companhia de um cachorro e mantém o filme o interessante, porém considero que o filme de Heston é melhor, principalmente pelo clima de fim do mundo e pelos zumbis, naquele filme eram pessoas maquiadas ao estilo dos longas de George Romero, o que dava um realismo maior, diferente desta nova verão que utiliza personagens digitais e transforma os zumbis em quase personagens de quadrinhos, o que na minha opinião diminui a força da história.


10 comentários:

Airton disse...

opaaa
te axei no blog os filmes
eu tenhu um blog de cinema e publicidade se quize da uma olhada dpois...
esse eu sou a lenda eu nao gostei mto....esse primeiro nao vi ainda...

abraçoo

http://publicandobr.blogspot.com/2009/03/investir-pesado-e-criar-conceitos.html

Red Dust disse...

Só vi o filme do Will Smith. O ponto central é interessante, a concretização nem por isso. Então o final é mesmo a despachar... :)

Gostei da interpretação de Will Smith. Mas não chega...

6/10.

Abraço.

Roberto Simões disse...

Achei o I AM LEGEND interessante e um bom filme de entretenimento. Merecia sequelas? Ou prequelas. Certamente.

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD

Kamila disse...

Só assisti a "Eu Sou a Lenda" e foi um filme que me surpreendeu pela qualidade. Adorei a obra e a performance do Will Smith.

O Cara da Locadora disse...

Pois é, eu também só vi o do Will Smith e realmente acho o filme bem fraquinho e enjoado... É um pecado computadorizar zumbis, rs...

Pedro Henrique Gomes disse...

Esperava mais de Eu Sou a Lenda. No fim das contas é bem isso, Will Smith segura o filme nas costas (literalmente) sozinho.

Hugo disse...

Airton - O filme poderia ser melhor.

Red - E tem mais, o DVD que saiu por aqui tem um filme alternativo ainda pior.

Robert - Falta história com certeza.

Kamila e Pedro - Acho que o filme vale por Will Smith, mas poderia ser melhor.

Cara da Locadora - Deve estar ficando velho, mas prefiro zumbis maquiados...rs

Amanda disse...

Também só vi Eu sou a lenda e Will Smith está muito bem, mas o filme é mais ou menos, de A última esperança, só vi um pedaço no youtube, vou procurar para ver e comparar.

wilton frutuoso disse...

a muito tempo atras eu assisti a ultima esperança da terra, muito parecido as historias dos dois filmes,amei os dois !! recomendo!

Hugo disse...

Wilton - O roteiro parte da mesma história, o que muda é a versão o final. Considero "A Última Esperança da Terra" melhor.

Abraço