segunda-feira, 16 de março de 2009

Bombas - Parte III - O Pior de Chuck Norris

Voltando a sessão Bombas, desta vez o alvo é Chuck Norris. Como todo os garotos que cresceram nos anos oitenta, eu também assisti dezenas de filmes de ação da época e um dos quase astros era o ruivo Chuck Norris, um ex-campeão de artes marciais que tentou a sorte no cinema e fez fama e muitos filmes ruins. Na sua carreira tem filmes interessantes como "Comando Delta" e "O Código do Silêncio", mas aqui vou destacar sete bombas protagonizadas pelo herói.

Fúria Silenciosa (Silent Rage, EUA, 1982) – Nota 5,5
Direção – Michael Miller
Elenco – Chuck Norris, Ron Silver, Steven Keats, Tony Kalem, Stephen Furst, William Finlay.
Num cidadezinha americana um assassino modificado geneticamente e aparentemente indestrutível foge de um laboratório e incia a matança, sendo perseguido pelo xerife durão Stevens (Chuck Norris). Filme de ação que imita o clássico “Halloween” pela história e pelo vilão que não morre nunca.

Comboio de Carga Pesada (Breaker! Breaker!, EUA, 1977) – Nota 3
Direção – Don Hulette
Elenco – Chuck Norris, George Murdock, Terry O’Connor.
Um motorista de caminhão (Norris) deixa seu irmão levar um carga pra entrega em outra cidade, porém este desaparece. Então Norris sai a procura do irmão e em busca de justiça. Filme muito fraco que tenta pegar a onda dos road movies da época, principalmente do sucesso “Agarra-me se Puderes” com Burt Reynolds, que é infinitamente melhor.

Octagon (The Octagon, EUA, 1980) – Nota 5
Direção - Eric Karson
Elenco – Chuck Norris, Karen Carlson, Lee Van Cleef, Art Hindle, Richard Norton.
Um campeão de artes marciais (Chuck Norris) atormentado pelas lembranças das violentas lutas que participou, não quer mais saber de lutar, porém quando é procurado por uma viúva em busca de vingança (Karen Carlson), ele acaba descobrindo que o alvo é seu irmão adotivo (o sempre vilão Lee Van Cleef) que comanda um campo de treinamento de terroristas, o Octagon. O pensamento de não violência mudará rapidamente e terminará em muita ação e pancadaria. É assistível pelos razoáveis cenas de ação e por Van Cleef como o vilão.

Um Herói e Seu Terror (Hero and the Terror, EUA, 1988) – Nota 4
Direção – William Tannen
Elenco – Chuck Norris, Bryan Thayer, Jack O’Halloran, Steve James, Billy Drago, Tony DiBenedetto.
Aqui Norris faz um policial que prende um perigoso assassino, porém após alguns anos preso este escapa e aparenta ter morrido em um acidente, porém mortes começam surgir e fazem Norris suspeitar que o vilão ainda está vivo. Outro filmeco policial com pouca história e fracas cenas de ação.

Força Destruidora (A Force of One, EUA, 1979) – Nota 4
Direção – Aaron Norris
Elenco – Chuck Norris, Jennifer O’Neill, Clu Gulager, Ron O’Neal, Eric Laneuville, James Whitmore Jr, Pepe Serna.
Um grupo especial de policiais que combatem o narcotráfico começa a ter seus membros assassinado, o que faz com que chamem o campeão de karatê Logan (Chuck Norris) para ajuda-los. História inverossímil e algumas cenas de ação razoáveis. A curiosidade é ver a bela Jennifer O’Neill que fez sucesso com o seriado “Retrato Falado” no anos oitenta, ainda em começo de carreira.

Vingança Forçada (Forced Vengeance, EUA, 1982) – Nota 5
Direção – James Fargo
Elenco – Chuck Norris, Mary Louise Weller, Camilla Griggs, Michael Cavanaugh, David Opatoshu.
Aqui Norris é um segurança de cassino em Hong Kong que entra em conflito com mafiosos locais, que por sua vez acabam assasinando sua namorada, fazendo com que ele vá em busca de vingança. Como atrativo apenas as cenas de luta e as locações em Hong Kong.

Hitman - Disfarce Perigoso (The Hitman, EUA, 1991) – Nota 5
Direção - Aaron Norris
Elenco – Chuck Norris, Michael Parks, Al Waxman, Alberta Watson, Ken Pogue, William B. Davis.
Novamente o personagem de Norris procura vingança, desta vez ele é um policial honesto que cai na armadilha do parceiro corrupto e acaba sendo dado como morto, porém ele sobrevive e se infiltra na gangue que corrompeu seu parceiro. Mais uma parceria de Chuck Norris com seu irmão Aaron na direção e com resultado fraco.

3 comentários:

Gema disse...

Sim, é verdade que cresci a ver filmes de acção com Chuck Norris, Stalone, Seagal, Van Damme, Schwarzenegger e afins.
Todos eles, tem filmes bons, mas na maioria, não direi isso.
Por acaso, os filmes que mencionas que são maus, eu não os vi (sorte a minha, acho). Mas sem dúvida que o filme que mais gostei foi o Força Delta. Foi daqueles filmes que ficaram registados na memória.
Bjs

Kau Oliveira disse...

Hugo, não vou negar: acho que 90% da filmografia de Norris é sofrível. Ele é um ator muito fraco.

Abs!

Thiago Paulo disse...

Olá...beleza? Então nasci em 87, mais assisti a muitos filmes com o Chuck Norris, naquela época gostava.Rs Porém, confesso, que não conheço nenhum dessesque vc citou. Mais é o pior né? E qual são os melhores?

abraços...