segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Franco-Atirador

Filme Assistido nº 204
O Franco-Atirador (The Deer Hunter, EUA, 1978) – Nota 9
Direção – Michael Cimino
Elenco – Robert De Niro, John Cazale, John Savage, Meryl Streep, Christopher Walken, George Dzundza.

A obra-prima de Michael Cimino. Esta é a única frase para descrever este filme, um dos primeiros de uma leva que começou a mexer na ferida da Guerra do Vietnã ainda no final dos anos setenta e marcou a carreira do diretor e dos protagonistas.

O filme que venceu cinco Prêmios Oscar, incluindo Melhor Filme e Diretor, conta a história de um grupo de amigos de uma pequena cidade americana que aproveita os últimos dias antes de três deles irem lutar no Vietnã, vividos por Robert DeNiro, John Savage e Christopher Walken. Em seguida o filme pula direto para o Vietnã onde os três amigos são prisioneiros em um campo vietcongue e sofrem as maiores torturas possíveis, até que conseguem escapar, porém levando consigo marcas físicas e psicológicas para toda a vida.

Todo o elenco está ótimo, mas principalmente Christopher Walken, aqui ele desempenha o papel da sua vida, com direito a assustadora e sensacional seqüência da roleta-russa no campo de prisioneiros, sem dúvida uma das melhores cenas da história do cinema.

Podemos lamentar apenas que o talentoso diretor Michael Cimino deixou o sucesso subir a cabeça após este filme e tentou fazer um épico sobre a colonização americana do velho oeste em “O Portal do Paraíso” e fracassou a ponto de levar a Produtora United Artists à falência na época. Depois disso ele botou o cabeça no lugar e fez poucos, mas bons filmes como “O Ano do Dragão” e “Horas de Desespero”, os dois estrelados por Mickey Rouke. Ele não filma desde 1996 quando dirigiu o razoável “Na Trilha do Sol”.

Como curiosidade, em 1998 ele veio ao Brasil com o produtor Alexander Salkind (“Superman – O Filme) para encontrar locações para um filme chamado “Gonçalo”, que contaria a história da descoberta do Brasil e seria lançado em comemoração aos 500 anos do país, porém o projeto não vingou.

5 comentários:

Anônimo disse...

PRECISO ver este filme. Mas preciso mesmo!

Um Crime de Mestre, comentado a baixo, foi uma grata surpresa, muito bom.

Ciao!

Red Dust disse...

Um grande filme. Uma história avassaladora. E que elenco!!!!!

Abraço.

Pedro Henrique Gomes disse...

Grande. Também quero escrever sobre esse filme. Gosto muito dele.

Elis Campos disse...

Esse filme é sensacional. E Christopher Walken? Pra mim, apesar de ter um elenco de primeira grandeza, só deu Walken. O filme foi completamente dele. Brilhante ator.
Esse filme fala muito bem sobre as conseqüências psicológicas pra alguém que viveu os horrores da guerra. Na minha opiniao tá ao lado de "Nascido para matar", de Kubrick, como filmes que versam perfeitamente sobre o assunto.

Abs!
Elis :-)

Sergio Deda disse...

Assisti há muito tempo e ainda lembro com detalhes do úlltimo ato de DeNiro e Walken juntos. O filme é emblemático na sua trama.