quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Fuga para a Vitória

Filme Assistido nº 208
Fuga para a Vitória (Victory, EUA, 1981) – Nota 6
Direção – John Huston
Elenco – Sylvester Stallone, Michael Caine, Max Von Sydow, Pelé, Carole Laure, Bobby Moore, Osvaldo Ardiles, Paul Van Himst, Kazimiers Deyna.

Durante a 2º Guerra Mundial num campo de concentração, um oficial nazista (Max Von Sydow) reconhece entre os prisioneiros um jogador de futebol da seleção inglesa (Michael Caine) e resolve desafia-lo a montar um time para enfrentar os soldados nazistas. Aproveitando-se disto, o inglês planeja um fuga em massa para o dia da partida.

Interessante e diferente filme de guerra dirigido pelo grande John Huston que coloca o futebol no centro da questão, inclusive utilizando como atores diversos jogadores de renome internacional à época, como Pelé, o inglês Bobby Moore, o argentino Ardiles e o polonês Deyna, entre outros para formar o time dos prisioneiros e por incrível que pareça, coloca Sylvester Stallone como goleiro.

Existem algumas histórias reais sobre jogos entre prisioneiros e soldados nesta época, como a famosa e gloriosa história para os torcedores do Dínamo de Kiev da Ucrânia, que teve todo seu time preso em campos de concentração pelos russos e mesmo assim seus jogadores continuaram em ação até que foram executados.

Este "Fuga para a Vitória" vale como curiosidade.

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, eu tenho MUITA curiosidade de ver, mas n tenho muita coragem, s...

Anônimo disse...

To meio cansado do Stallone, mas seu eu achar, dou uma chance.

Ciao!

Kau Oliveira disse...

Achei interessante a premissa. Tirando o chatola Stallone, o filme parece ser bom.

Suas primeiras palavras me agradaram muito: "Durante a 2º Guerra Mundial num campo de concentração, um oficial nazista (Max Von Sydow)..."

Abs!

Thiago Paulo disse...

Olha, apesar de não gostar de futebol, achei a história interessante, e fiquei curioso. mais me diz uma coisa, estes filmes que você comente aqui, você vai se lembrando que já viu eles, ou viu recentemente. Eu não consigo me lembrar dos filmes que vi, digamos a dois naos atrás, então, sempre faço uma lista para não esquecer!

Abraços e desculpe o sumiço!

Hugo disse...

Cara da Locadora - Até que o filme não é tão ruim...

Wally - Vale como curiosidade.

Kau - Como já escrevi, o filme é razoável.

Thiago - Tenho o hábito ou a loucura...rs... de anotar todos os filmes que já assisti e detalhes sobre eles, por isso estou postando resenhas sobre estes filmes antigos.

Abraço