domingo, 28 de dezembro de 2008

Fama

Filme Assistido nº 187
Fama (Fame, EUA, 1980) – Nota 8
Direção – Alan Parker
Elenco – Irene Cara, Lee Curreri, Gene Anthony Ray, Barry Miller, Steve Inwood, Paul McCrane, Joanna Merlin, Anne Meara, Laura Dean.

O diretor Alan Parker mostra com muito talento a luta pelo sucesso, além das angústias, desejos, amores e disputas entre os alunos de uma Escola de Artes em Nova Iorque, conseguindo como resultado a indicação para seis Prêmios Oscar sendo vencedor nas categorias de Trilha Sonora e Canção Original interpretada pela também atriz que participa do longa, Irene Cara.

O filme foca em oito alunos vindo de classes sociais e etnias diferentes e com talentos variados, todos em busca do sucesso na carreira, tendo entre eles a atriz Coco Hernandez (Irene Cara), o músico Bruno Martelli (Lee Curreri), o dançarino Leroy Johnson (Gene Anthony Ray) e o comediante latino Ralph Garcey (Barry Miller).

O grande sucesso deste drama musical urbano e na época extremamente moderno, gerou uma série de tv que durou seis temporadas de 1982 a 1987.

Como curiosidade, o diretor Alan Parker dedicou grande parte da sua carreira a dramas musicais, na época deste filme ele já havia realizado “Bugsy Malone – Quando as Metralhadoras Cospem” com um elenco de crianças num filme musical sobre gangsters, inusitado e divertido, inclusive com Jodie Foster no elenco. Depois ele faria ainda o cultuado “Pink Floyd – The Wall”, “The Commitments – Loucos pela Fama” e “Evita”.

8 comentários:

Anônimo disse...

Como já disse, gosto do cinema de Alan Parker, e devo ir à procura deste filme em breve.

Ciao!

Unknown disse...

Por acaso recordo-me de ver este filme há algum tempo atrás mas já não me lembro muito bem da apreciação. Lembro-me bem da famosa cena de dança na rua. Essa é inesquecível.

Abraço

Cine&Club2* disse...

Alan Parker, sempre foi muito bom, ainda não tive a chance de conferir este.

Red Dust disse...

O filme não vi, mas, goste-se ou não, é incontornável não ter a série como referência.

Abraço.

Anônimo disse...

Alan Parker é um dos meus diretores favoritos, mas ainda não conferi "Fama". Apesar disso, conheço sua célebre trilha sonora.

Anônimo disse...

Eu me desapontei um pouco por achar que Fama fosse mais musical - aliás, acho que ele nem se enquadra no gênero. Preciso assistir novamente, agora que já sei o que me espera.
O melhor momento, sem dúvidas, é quando eles cantam a música tema. Bem legal.

[]s!

Hugo disse...

Wally - Os filmes de Alan Parker são todos de boa qualidade.

Fifeco - Esta cena é a mais famosa do filme, porém o drama entre os personagens também é muito interessante.

Cléber - Assista, o filme é bom.

Red - A série tem muito do filme e fez um bom sucesso na tv.

Kamila - A trilha sonora é um dos pontos altos do filme.

Jeff - Como citei, o filme é um drama musical, talvez até mais drama.

Roberto Simões disse...

Ainda só vi a série e deixou saudade... Tou curioso com o filme!

Parabéns pelo Blog!!!
cineroad.blogspot.com