quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Sleepers - Vingança Adormecida

Sleepers - Vingança Adormecida (Sleepers, EUA, 1996)
Direção: Barry Levinson
Elenco: Jason Patric, Brad Pitt, Robert DeNiro, Dustin Hoffman, Minnie Driver, Kevin Bacon, Vittorio Gassman, Billy Crudup, Ron Eldard, Brad Renfro, Joe Perrino, Bruno Kirby, Terry Kinney, Aida Turturro, Jonathan Tucker, Geoffrey Wigdor.

Este bom drama foi lançado com grande expectativa em virtude do ótimo elenco e da polêmica em torno da veracidade da história. O escritor Lorenzo Carcaterra, autor do livro em que se baseou o filme, afirmava que a história era real e que havia acontecido com ele e seus amigos quando criança, porém jornalistas foram pesquisar a fundo e não encontraram registros. Anos mais tarde, Carcaterra confirmou ter inventado a história como um golpe publicitário, mas mesmo assim não ajudou ao filme que fracassou nas bilheterias. Apesar do fracasso, o filme merece ser visto e lembra um pouco o melhor “Sobre Meninos e Lobos” de Clint Eastwood.

Nos anos sessenta no bairro de Hells Kitchens, Nova Iorque, quatro garotos (Brad Renfro, Joe Perrino, Jonathan Tucker e Geoffrey Wigdor) são levados a uma instituição correcional após provocarem um acidente e lá são humilhados e abusados pelos guardas, liderados pelo sádico Sean Nokes (Kevin Bacon). Anos mais tarde, já adultos, dois deles (Ron Eldard e Billy Crudup) que vivem a beira da marginalidade, encontram o torturador e planejam a vingança, mas para isso procuram os outros dois amigos para executarem o plano, Shakes (Jason Patric) e Michael Sullivan (Brad Pitt), este que se tornou promotor público.

A partir daí, são vários elementos recheando o contexto e levando a discussões quanto a questão moral de se praticar ou não a vingança, a questão ética no caso do promotor que deve ou não ajudar os amigos e ainda o advogado alcoólatra vivido por Dustin Hoffman, além é claro da questão religiosa, que no filme cabe ao papel do Padre Bobby (Robert DeNiro), que se preocupava com os garotos e fez de tudo para ajudá-los antes e após a violência que eles sofreram, mas que não concorda com a vingança.

Este emaranhado de fatos e dúvidas é bem conduzido pelo diretor Barry Levinson (Oscar por “Rain Man”), que mesmo não chegando a um ótimo resultado, mantém a atenção e nos leva a pensar se a vingança vale a pena, mesmo sendo consequência de um ato tão cruel.

9 comentários:

Red Dust disse...

Ainda assim é um bom filme. Cheio de interpretações a ter em atenção. Afinal falamos 'só' de Pitt, Niro, Hoffman ou Bacon, por exemplo.

Abraço.

Pedro Henrique Gomes disse...

Tenho o dvd e gosto do filme. Elenco de primeira. A história é boa e tem alguns furos, mas o filme não deixa de ser bom.

Abraço!!!

Anônimo disse...

Eu vi esse filme há um bom tempo.
Gostei muito. Ótimo elenco e uma boa história.

Anônimo disse...

Me peguei olhando para ele essa semana. Em breve vou locá-lo...

Ciao!

Rodrigo Fernandes disse...

eu gosto desse filme.. achei que teve boas atua~eos, não apenas do elenco adulto, mas tbm das crianças... a historia é forte... porem não é apra ser comparado... apesar das semelhanças com "sobre meninos e lobos" esse do Sean penn é extremamente superior, porem cada um com seu brilho...
Hugo, vê se consegue fazer esse esforço e acordar cedo para me ouvir, ahhahaha... veja por um lado bom, vc vaia cordar e ficar bem informado..rs
abraços!!!

Unknown disse...

Nunca vi o filme e também nunca ouvi falar muito dele, talvez pelo facto de ter sido um fracasso. No entanto, até uma fita que me cativa para ver.

Abraço

Romulo Perrone disse...

Realmente é um fracasso merecido!
Vi uma vez, e depois disso nunca mais tive vontade de ver....

Thiago Paulo disse...

Fala Hugo... beleza?!

Olha... não conhecia esse filmes, achei interessante... vou procurar por aqui. Ele é bem velhinho...né?! Mais o elenco é bacana.

Abrços..

Hugo disse...

Red, Pedro e Ibertson - Com certeza, o elenco é ótimo.

Wally - Vale a pena assistir.

Rodrigo - Tb escrevi isso, "Sobre Meninos e Lobos" é melhor, mas este tem seu valor tb.

Fifeco - Se gostou do elenco, assista.

Carranca - Com sempre direto.

Thiago - O filme não é tão velho... vc é que é novo. rs

Abraço a todos.