quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cidadão Kane


Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941) – Nota 10
Direção – Orson Welles
Elenco – Orson Welles, Joseph Cotten, Ruth Warrick, Dorothy Comingore, Everett Sloane, Agnes Moorehead.

Um dos maiores clássicos do cinema conta a história do magnata da imprensa Charles Foster Kane (Orson Welles), que no seu leito de morte pronuncia a palavra “Rosebud” para o repórter Thompson (Joseph Cotten) que está trabalhando para escrever sua biografia. Thompson fica obcecado em descobrir o significado da palavra e entender a trajetória do empresário. Esta busca fará ele descobrir um homem perturbado e extremamente ambicioso, mas também inteligente e perspicaz.

Orson Welles teve carta branca da produtora RKO para produzir este filme após o sucesso de sua famosa transmissão radiofônica em 1939 onde afirmava que a Terra estava sendo invadida por marcianos, o que causou um alvoroço em várias cidades nos EUA.

O personagem principal foi baseado em William Randolph Hearst, um magnata da imprensa na época, que com tantas coincidências com o protagonista tentou impedir a montagem do filme mas não conseguiu, para sorte dos cinéfilos.

Como curiosidade, o significado da palavra "Rosebud" é explicado apenas na última cena do filme.

9 comentários:

Unknown disse...

É incrível o que eu já corri por este filme. Já o procurei em todo o lado e nunca o encontrei. Quando de facto o achava estava a um preço exorbitante e não valia a pena gastar o dinheiro. Até já encomendei do Amazon e estando muito contente pelo facto de finalmente o vir a ter, deparei-me com a noticia que este nao estava disponivel. Continuo à espera. No entanto, é considerado um dos melhores filmes de sempre.

Anônimo disse...

"Rosebud"! Magnífico esse filme. Uma revolução narrativa. Incrível de início ao fim.

Ciao!

Robson Saldanha disse...

Ia ter a oportunidade de vê-lo semana passada num projeto da universidade mas acabou não dando certo eu ir, mas ainda quero ver sem falta.

Thiago Paulo disse...

Então vou ter que assistir ao filme para sabeo o que significa Rosebud? Esperoq eu consiga achar ele por aqui... um dia desses.

Adoro o lance Orson Welles ter feito aqui... já imaginou o caos??

Abraços...

Red Dust disse...

Completamente genial. Uma obra inultrapassável pela sua enorme qualidade.

10/10.

Abraço.

Ramon disse...

Cidadão Kane é o grande clássico dos cinemas, de acordo com os críticos. Mas para mim o filme não é nada extraordinário. Acho que para entender toda essência da obra teríamos que assisti-lo na época de seu lançamento.

Abs!

Pedro Henrique Gomes disse...

Um dos melhores em todos os tempos. Fantástico!

Abraço, Hugo!

Hugo disse...

Fifeco - Continue procurando, vale a pena tê-lo na sua coleção.

Wally - Orson Welles foi um cara a frente de seu tempo.

Robson - Assista !!!

Thiago - Só assistino prá saber o que significa a palavra Rosebud... fica mais interessante desta forma.

Red e Pedro - Um dos maiores clássicos.

Ramon - Mesmo hoje o filme continua atual, falando sobre poder, ambição, mídia, etc

Kátia Lopes disse...

Já assistir Cidadão Kane te deixa curioso até o final que é supreendente. Adorei, muito bom!!! Quero agradece seu comentário no meu blog. Um abraço!