domingo, 13 de julho de 2008

Jericho

Jericho (Jericho, EUA, 2006 a 2008)
Elenco: Skeet Ulrich, Lennie James, Ashley Scott, Kenneth Mitchell, Gerald McRainey, Pamela Reed, Brad Beyer, April Parker Jones, Alicia Coppola, Bob Stephenson, Claire Carey, Erik Knudsen, Michael Gaston, Esay Morales, D. B. Sweeney, James Remar, Daniel Benzali.

Hoje o canal pago AXN colocou no ar o último episódio da série Jericho, que contava a história de uma pequena cidade no Estado do Kansas, que após os Estados Unidos sofrerem um ataque nuclear em que várias cidades foram bombardeadas ao mesmo tempo, os habitantes tentam descobrir porque o país foi atacado, além de tentar manter a ordem e sobreviver as consequências.

Acompanhei da série desde o início e achei ótima a premissa. Logo no primeiro episódio são apresentados vários personagens interessantes, que foram muito bem desenvolvidos durante a história, além de conflitos, mistérios e um clima de conspiração que mantém o suspense em alta e mostram o que poderia realmente acontecer após um ataque nuclear.

O personagem principal é Jake Green (Skeet Ulrich de "Pânico") que depois de alguns anos fora da cidade, volta para Jericho tentando esquecer seu passado. Ele reencontra seu pai Johnston Green (Gerald McRainey), que é o prefeito e seu irmão Eric (Kenneth Mitchell) que é seu braço direito, além de sua mãe Gail (Pamela Reed) e seu antigo amor Emily (Ashely Scott). Outro personagem tão importante quanto Jake é o enigmático Robert Hawkins (Lennie James), que muda para cidade levando sua família poucos dias antes do ataque e que se mostrará uma peça chave para na trama.

Temos diversos outros personagens interessantes, como Gray Anderson (Michael Gaston) que faz oposição ao prefeito. Stanley Richmond (Brad Beyer) o fazendeiro amigo de infância de Jake, além de rostos conhecidos em pequenos mas importantes papéis, como James Remar interpretando um bandido pai da personagem Emily, D. B. Sweeney como um mercenário e Esai Morales como um oficial do exército que aparece na curta segunda temporada.

Agora vamos aos problemas da série, a primeira temporada com vinte e dois episódios foi ótima, como citei anteriormente, porém o canal CBS teve um péssima ideia. Em Novembro/2006, no meio a temporada com uma ótima audiência, o canal deu "férias" à série e somente retornou com um episódio chamado "Return to Jericho" em Fevereiro/2007, o que causou uma grande queda de público. Com o aviso de cancelamento para o final da primeira temporada, os fãs fizeram um grande protesto e a CBS resolveu lançar uma segunda temporada, porém com apenas sete episódios.

Os últimos sete episódios resolvem várias questões e chegam a ser até eletrizantes, porém de um modo muito rápido, deixando alguns personagens perdidos e criando um final que na realidade teria de ser apenas um gancho para mais uma temporada. É um pena que é uma série tão interessante e com uma temporada inicial tão legal tenha sido queimada desta forma.

6 comentários:

Isabela disse...

Muitos até criticam a série, mas sou fã de carteirinha. Admito que teve várias antecipações, como toda a segunda temporada, sendo totalmente apressada, mas tudo em virtude do cancelamento. A primeira temporada dá para perceber bem o potencial, infelizmente mal valorizado.

Red Dust disse...

Ainda estou a acompanhar a 1ª série, devo estar aí pelo 20º episódio. Sinceramente esperava mais, face a tão boas críticas que a série recebeu. Ainda assim tem vários pontos de interesse, mas existem vários outros mal desenvolvidos e algumas personagens a precisarem de retoques.

Abraço.

Hugo disse...

Isabel - Concordo plenamente, um ótimo material que foi desperdiçado nesta curta temporada final.

Red - Esse foi om problema, as pontas da história que deveriam ser amarradas nas segunda temporada, acabaram sendo deixadas de lado pela falta de tempo.

Unknown disse...

Nunca vi nenhum episódio, mas quando tava vendo Lost sempre passava a propaganda e eu achava que parecia interessante, mas como já tava na metade nem adiantava eu começar a acompanhar que eu ia ficar boiando.

Anônimo disse...

Não tive coragem de ver até agora...quem sabe agora com a segunda chegando em DVD?

Ciao!

Anônimo disse...

Eu assisti a primeira temporada e gostei, apesar de diversos defeitos.
Começa bem, dá uma caída, depois melhora.
Que pena que acabou.
Nem assisti mais nenhum episódio da segunda e última temporada.