terça-feira, 20 de maio de 2008

Filmes Assistidos - 51 a 60

51 – Ausência de Malícia (Absence of Malice, EUA, 1981) - Nota 7
Direção – Sydney Pollack
Elenco – Paul Newman, Sally Field, Bob Balaban, Melinda Dillon, Wilford Brimley, Barry Primus, Josef Sommer.
Um executivo (Paul Newman) lê no jornal que está sendo investigado pelo desparecimento de um sindicalista. Ele resolve confrontar a jornalista que escreveu a matéria (Sally Field) e juntos vão tentar descobrir quem está por trás das acusações. Um bom drama sobre jornalismo.

52 – Autor em Família (Author! Author!, EUA, 1982) - Nota 5
Direção – Arthur Hiller
Elenco – Al Pacino, Dyan Cannon, Tuesday Weld, Eric Gurry, Alan King.
Comédia misturada com um pouco de drama, em que Al Pacino faz um autor de teatro em crise no casamento e na vida profissional. Filme sem graça, vale apenas por Al Pacino.

53 – Uma Aventura em Oxford (Oxford Blues, EUA, 1984) - Nota 6
Direção – Robert Boris
Elenco – Rob Lowe, Ally Sheedy, Julian Sands, Amanda Pays, Michael Gough, Aubrey Morris, Gail Strickland, Cary Elwes, Bruce Payne, Peter Jason.
Um jovem americano vai estudar em Oxford e entra em conflito com os costumes ingleses, além de se apaixonar por um garota. Comédia mediana que tem como tema principal mostrar as diferenças entre ingleses e americanos.

54 – Uma Aventura na África (The African Queen, EUA, 1951) - Nota 10
Direção – John Huston
Elenco – Humphrey Bogart, Katharine Hepburn, Robert Morley, Peter Bull, Theodore Bikel.
Um dos grandes clássicos dirigidos por John Huston, conta a história de Charlie (Bogart) dono de um pequeno barco na África que precisa levar a irmã de um amigo que faleceu (Hepburn) pelo rio até a civilização durante a primeira Guerra Mundial. Porém dois problemas irão atrapalhar o percurso, as margens do rio cheias de alemães e as discussões entre os dois, que a princípio na gostam um do outro.

55 – Uma Aventura na Arábia (Arabian Adventure, Inglaterra, 1979) - Nota 7
Direção – Kevin Connor
Elenco – Christopher Lee, Milo O’Shea, Oliver Tobias, Puneet Sira, Peter Cushing, Emma Samms, Mickey Rooney, Capucine, John Ratzenberger, Art Malik.
Aventura onde uma princesa está prometida a quem conseguir encontrar a rosa mágica. Filme com bons efeitos especiais, apesar do baixo orçamento, com magia, monstros e todos os ingredientes de uma boa aventura. Este filme passou dezenas de vezes na Sessão da Tarde durante os anos oitenta.

56 – Os Aventureiros do Bairro Proibido (Big Trouble in Little China, EUA, 1986) - Nota 8
Direção – John Carpenter
Elenco – Kurt Russell, Kim Catrall, Kate Burton, Victor Wong, Dennis Dun, James Hong, Suzee Pai
Um grande filme pouco visto de John Carpenter, da sua melhor fase em parceria com Kurt Russell. Aqui Russell e Dennis Dun trabalham com um caminhão e tem suas namoradas sequestradas por um gangue asiática. Com isso são obrigados a procurá-las em Chinatown, mas terão de enfrentar o sobrenatural. Ótima mistura de ficção e aventura, que ainda tem como curiosidade uma jovem Kim Cattrall de "Sexy and the City" como a namorada de Russell.

57 – O Azarão do Velho Oeste (Cold Feet, EUA, 1989) - Nota 6
Direção – Robert Dornhelm
Elenco – Keith Carradine, Sally Kirkland, Tom Waits, Bill Pullman, Rip Torn, Kathleen York, Vincent Schiavelli, Jeff Brigdes.
Comédia onde um casal (Carradine e Kirkland) e um amigo (o cantor Tom Waits) resolvem apostar tudo em um cavalo dopado e acabam arrumando muita confusão. Vale pelo bom elenco, com destaque para o engraçado Waits e um pequena participação de Jeff Bridges.

58 – O Bandido da Luz Vermelha (Brasil, 1968) - Nota 8
Direção – Rogério Sganzerla
Elenco – Paulo Villaça, Helena Ignez, Sergio Hingst, Sergio Mamberti, Pagano Sobrinho, Sônia Braga, Ozualdo Candeias, Maurice Capovila, Renato Consorte.
Clássico do cinema brasileiro, baseado na história do assassino que fez várias vítimas nos anos sessenta e que carregava um lanterna em seus ataques, tem o falecido Paulo Villaça muito bem no papel principal. Com estilo inovador, o diretor Sganzerla fez um grande filme, mas não para todos os gostos.

59 – Banzé no Oeste (Blazing Saddles, EUA, 1974) - Nota 8
Direção – Mel Brooks
Elenco – Gene Wilder, Mel Brooks, Cleavon Little, Madeline Kahn, Dom DeLuise, Harvey Korman, Slim Pickens, Alex Karras, David Huddleston, John Hillerman.
Apesar de hoje em dia o estilo de Mel Brooks estar desgastado, ele tem bons filmes no currículo, bem engraçados como este. Aqui ele faz uma paródia sobre o velho oeste, com destaque para o ótimo Gene Wilder no papel principal, que por sinal fez vários filmes com Brooks e o falecido ator negro Cleavon Little fazendo "o primeiro xerife negro do oeste". Muito melhor que a maioria das comédias atuais.

60 – O Barco – Inferno no Mar (Das Boot, Alemanha, 1981) - Nota 9
Direção – Wolfgang Petersen
Elenco – Jurgen Prochnow, Herbert Gronnemeyer, Klaus Wennemann, Uwe Ochsenknecht, Otto Sander.
Este ótimo filme de guerra deu fama ao diretor Wolfgang Petersen ("Tróia", "Força Aérea Um"). Com um ótimo roteiro e uma maravilhoso trabalho de câmera, além do elenco afiado, o filme se passa todo dentro de um submarino alemão durante a 2º Guerra Mundial. Os tripulantes a espera de entrar em batalha, vão ficando entediados pelo tempo que estão debaixo d'água e assim que a batalha começa, também se inicia uma crescente de tensão e claustrofobia que só pode culminar em tragédia. Um filmaço.

7 comentários:

Anônimo disse...

Putz, só vi Os aventureiros do Bairro proibido e já faz muito tempo.

Rodrigo Fernandes disse...

poxa, vida só filems dificeis de se achar, Hugo! assim não vale...
faz tempo que vi "Os Aventureiros do Bairro Proibido" - o unico que vi da sua lista- mesmoa ssim não me lembro, vale uma relocada nele...
"Banzé no Oeste" e "O Barco" são os que mais tenho vontade em ver...
abraços!!!

Kamila disse...

Não assisti a nenhum dos filmes citados!

Mas, sempre tive curiosidade em assistir "Ausência de Malícia" e "O Barco - Inferno no Mar".

Pedro Henrique Gomes disse...

Hugo, estou na mesma situação da nossa amiga Kamila. Não vi nadinha de nada. Mas não me estresso pois tu já viu muitos filmes...rsrsrs.

Abraço!!!

Anônimo disse...

Bons filmes, Hugo!

Isabela disse...

Bons filmes nessa tua lista, mas tenho de abrir espaço para Uma Aventura na África (The African Queen, EUA, 1951)que é um filme delicioso de se assistir! Dois dos meus atores preferidos nesse mundo, em maravilhosas interpretações, ótimos cenários, roteiro, LINDO!

Thiago Paulo disse...

caramba, o único que vi dessa lista é os Aventureiros do Bairro Proibido.
É um filme que adoro rever na Tv, sempre que passa!
Os outro já ouvi falar, mais ainda não vi nenhum.