segunda-feira, 19 de maio de 2008

Alien - O Oitavo Passageiro


Ficha Técnica:
Alien - O Oitavo Passageiro (Alien, EUA, 1979)
Direção: Ridley Scott
Elenco: Tom Skerritt, Sigourney Weaver, Ian Holm, Veronica Cartwright, Yaphet Kotto, Harry Dean Stanton, John Hurt.

Um grupo de pessoas reunidas em um determinado local são atacados por um ser que eles não sabem como destruir. Esta sinopse poderia ser de uma centena de filmes, sendo ambientando em uma casa, na floresta ou no espaço como neste filme. A diferença deste em relação aos demais, está em ter sido o primeiro a criar este tipo de história. Alguns podem até achar semelhanças com “Halloween” de John Carpenter, feito no ano anterior ele coloca várias pessoas de uma pequena cidade sendo atacadas por um assassino que parece ser indestrutível. O próprio Carpenter fez um filme que lembra "Alien" em 1981, chamado “O Enigma do Outro do Mundo”, refilmagem de “O Monstro do Ártico” de 1951, onde cientistas isolados em uma estação polar são atacados por um organismo assasssino, que usa as pessoas como hospedeiro, também um filmaço por sinal.

Aqui em “Alien” a nave comercial Nostromo com sete tripulantes a bordo está voltando à Terra, quando recebe um sinal vindo de um pequeno planeta desconhecido e por contrato com a corporação responsável pela expedição eles são obrigados a verificar a origem do sinal. Neste planeta eles entra em contato com um organismo desconhecido que colocará todos os tripulantes em perigo.

Esta história simples é contada de forma magistral pelo diretor Ridley Scott (“Blade Runner”), que em um ritmo de tensão crescente vai causando um clima de claustrofobia e desespero.

O elenco faz sua parte e o destaque para uma então pouco conhecida Sigourney Weaver, que já demonstra aqui muito jeito para as cenas de ação, o que ficaria bem claro nas continuações deste filme.

Para finalizar, os efeitos especiais são de primeira e o monstro é incrivelmente ameaçador, inclusive tendo sido copiado descaradamente em diversas outras produções de terror.

8 comentários:

Anônimo disse...

Num há nem o que falar, né? Alien é um filme tão atual que ainda assusta, mesmo com efeitos especiais tão antigos... Sem dúvida um dos melhores, senão o melhor, do gênero Ficção Científica/Terror...

(Didixy) Conquistadores disse...

Alien é um filme muito bom e um clássico. De todos, foi o que conseguiu mais destaque pela história e pelas interpretações.

Cataclismo Cerebral disse...

É um jogo de gato e do rato/predador e presa com muita tensão. Depois tem também um tom claustrofóbico muito angustiante. É um bom exemplo de filme de FC com doses de terror à mistura.

Abraço

Rodrigo Fernandes disse...

não sou fã desses tipos de filmes e acabei caidno na desgraça de assistir ao péssimo alien vs predador 2 nos cienmas por falta de opção... aí é que fiquei odiando ainda mais o estilo, ehhehe
mas é notório que trata-se de um filme importante para o genero...
abraços!!!

Pedro Henrique Gomes disse...

Nunca vi porque não gosto desse tipo de filme. Mas um dia vai rolar...

Abraço, Hugo!

carol. disse...

Putz, a série alien, infelizmente é uma das séries q eu ainda não consegui ver!! vi muito pouco e a muito tempo!!! mas eu particularmente sou muito fã desses filmes antigos q marcaram mesmo a história do cinema... vou encontar um tempinho pra revisitar alien...

Hugo disse...

Cara da Locadora e Cataclismo - Vcs tem toda a razão, é um clássico de terror e ficção.

Dixixy - A história é tão boa que já foi copiada dezenas de vezes.

Rodrigo e Pedro - Não acredita que vocês não gostem do gênero, até entendo não gostar dos filmes atuais, mas tem muita coisa boa antiga ou até nem tão antiga.

Cah - Se vc gosta de terror e ficção, pode assistir os quatro filmes da série.

Dr Johnny Strangelove disse...

No Espaço Ninguem Escuta Você Gritar ...
diante de um plot desse precisa dizer o que o filme é?

um grande classico sem duvida
abraços