quinta-feira, 10 de abril de 2008

O Massacre de Rosewood

Ficha Técnica:
O Massacre de Rosewood (Rosewood, EUA, 1997)
Direção: John Singleton
Elenco: Ving Rhames, Jon Voight, Don Cheadle, Bruce McGill, Loren Dean, Esther Rolle, Elise Neal, Robert Patrick, Michael Rooker, Catherine Kellner, Akosua Busia, Mark Boone Junior, Muse Watson,

O diretor John Singleton (do ótimo Boyz'n the Hood - Os Donos da Rua) conta aqui a história pouco conhecida do massacre que aconteceu em 1923 na pequena cidade de Rosewood na Flórida. O caso ficou esquecido por quase setenta anos, vindo à tona apenas em 1982 através de um reportagem, inclusive o filme foi baseado nela.

Tudo começa quando um mulher branca que mora na cidade de maioria branca chamada Summer acusa um andarilho negro de tê-la assaltado e espancado, com isso acendendo um estopim de ódio e preconceito em vários cidadãos de Summer, que partem para a vizinha cidade de Rosewood, onde maioria da população é negra, atrás de vingança mesmo sem comprovar se a acusação é verdadeira, o que vai resultar no assassinato de muitos negros e na destruição da pequena cidade. O filme mostra como um comerciante branco (Jon Voight) e um veterano da 1º Guerra Mundial negro (Ving Rhames) tentaram salvar o maior número de pessoas possíveis do massacre.

O filme é um drama sobre preconceito que vai fundo no tema, com muitas cenas de ação e prendendo a atenção do início ao fim, Singleton nos conta uma página triste e cruel da história americana.

5 comentários:

Rodrigo Fernandes disse...

já vi outros filmes com a msma tematica e que me surprenderam, acho que esse não será diferente... já vou inclui-lo na minha lista
abraços, Hugo!

Red Dust disse...

O tema é forte e toca num ponto ainda polémico nos Estados Unidos de hoje. Racismo e discriminação.

Porém, o filme não conseguiu ir muito mais longe do que contar somente os factos.

A minha classificação: 6/10.

Kamila disse...

Não conheço muito da filmografia de John Singleton, mas a história desse filme me deixou bastante curiosa.

Anônimo disse...

Vou anotar essa dica, de um filme interessante pelo que dissesse, mas que nunca tive a oportunidade de assistir. Sequer me lembro de ter visto a capa.

M. Borges disse...

Tenho esse filme em VHS, realmente é muito bom, tenho em dvd mas não tem legenda em portugues, alguem saberia onde posso encontrar ?

agradeço desde já


Márcio Borges