terça-feira, 15 de abril de 2008

O Último Samurai

Ficha Técnica:
O Último Samurai (The Last Samurai, EUA/Japão/Nova Zelândia, 2003)
Direção: Edward Zwick
Elenco: Tom Cruise, Ken Watanabe, Tony Goldwyn, Timothy Spall, Billy Connolly, Masato Harada, Koyuki, Shichinosuke Nakamura, Shin Koyamada, William Atherton, Scott Wilson.

O diretor Edward Zwick muitas vezes é criticado por fazer filmes em estilo quase épico e com histórias sempre com uma lição de moral, caráter e superação (vide "Lendas da Paixão" e "Tempo de Glória"). Neste "O Último Samurai" ele mostra todas as sua qualidades e defeitos conforme a opinião da crítica especializada.

A história começa em 1870 com o Capitão Nathan Algren (Tom Cruise) um amargurado herói do exército americano, agora trabalhando em um show fazendo propaganda para venda de armas, que é procurado por um antigo desafeto de exército, o Coronel Bagley (Tony Goldwyn) que leva uma proposta do negociante japonês Omura (Masato Harada) para ele treinar um exército no Japão para combater uma rebelião de samurais, liderada por Matsumoto (o ótimo Ken Watanabe). Mesmo desgostoso ele aceita o desafio em troca de um bom dinheiro, porém não tendo a mínima idéia do que vai enfrentar, chegando ao Japão tenta conseguir informações sobre o inimigo sem sucesso, inimigo este que ele irá conseguir conhecer apenas após a primeira batalha quando ele será capturado.

A partir daí começa uma jornada de conhecimento de uma nova cultura e novos hábitos, o que fará com o Capitão Algren revise seus conceitos e pensamentos, dando a ele uma oportunidade de recuperar sua alma e sua honra, que ele parece ter perdido depois de tantas batalhas que participou.

O filme tem uma bela fotografia, principalmente nas cenas passadas na vila dos samurais, além das batalhas terem sido muito bem filmadas, com uma mistura de luta no estilo ocidental com armas de fogo e oriental com arco e flecha e kung fu.

Recomendo para quem gosta de filmes com cenas de batalhas contendo muitos figurantes, no estilo "Coração Valente", com a maioria da lutas filmadas com atores de verdade, o que dá um realismo ainda maior, diferente de muitas produções que utilizam praticamente apenas o computador para criar este tipo de cena.

Na minha opinião a história é bem interessante, porém fiquei com a impressão que poderia ter sido ainda melhor, mas mesmo assim está acima da média, vale a pena assistir.

8 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o que você disse, o filme é ótimo.
Gostei bastante!

Red Dust disse...

Melhor queremos sempre, claro. Mas o filme é bom. Tom Cruise tem uma das suas melhores interpretações num filme com um fio condutor construído de forma a cativar quem vê.

A minha classificação: 8/10.

Pedro Henrique Gomes disse...

Amo o final desse filme...
Tom Cruise está ótimo.

Abraço.

Rodrigo Fernandes disse...

ainda não vi.. e tenho uma preguiça de assisti-lo...rs, já poassou umas trocentas vezes na TNT e ainda não o vi...
um colega meu falou que o Tom cruise interpretou legal o tal "samurai", uamd as melhores interpretaç~eos da carreira dele...
enfim, espero parar com essa preguiça e ver logo esse filme, hehehe
abraços!!!

ღ mey ♥¨`*•.¸¸.•*´¨♥ღ disse...

oi, vi q vc curte cinema, musica e livros, queria te convidar pra visitar meu blog, q é sobre isso!!

bejos =*

Hugo disse...

Respondendo a todos, sem dúvida é um ótimo filme.

Rodrigo, assisti este na TV tb, mas no canal Warner, infelizmente a TNT só passa filmes dublados...
Não gosto, prefiro esperar para assistir com legendas.

Abraço a todos.

Cecilia Barroso disse...

Gostei muito desse filme. Entrei no cinema esperando ver muito pouco e saí surpresa com o resultado. Gostei até do Tom Cruise...

Anônimo disse...

O filme é um épico bem feito, mas deixa um pouco a desejar. Tom Cruise, que sempre tenta convencer em papéis mais sérios, aqui está bem. Mas muito longe de seu melhor papel, em "Nascido em 4 de Julho". Boa crítica.