sexta-feira, 21 de março de 2008

A Última Tentação de Cristo


Ficha Técnica:
A Última Tentação de Cristo (The Last Temptation of Christ, EUA, 1988)
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Willem Dafoe, Harvey Keitel, Barbara Hershey, Paul Greco, Steve Shill, Verna Bloom, David Bowie, Harry Dean Stanton, Roberts Blossom, Irvin Kershner, Barry Miller.

Com certeza este é o filme mais polêmico da carreira de Martin Scorsese, considerado uma heresia pela Igreja Católica foi proibido em diversos países por muitos anos e aqui no Brasil houve uma grande mobilização para isto, mas mesmo assim ele acabou sendo liberado e hoje após vinte anos ainda causa polêmica.

O filme conta a história de Jesus Cristo baseado no livro do grego Nikos Kazantzakis que o mostra como uma pessoa com os mesmos desejos e conflitos de um ser humano comum, mesmo após descobrir que é o filho de Deus e sobre a missão que terá de cumprir na Terra.

Além deste ponto, a polêmica principal fica na questão da última tentação que ele tem de enfrentar quando está à beira da crucificação, aceitar seu destino ou seguir a vida como uma pessoa normal? No caso o filme mostra ele se casando com Maria Madalena e tendo filhos antes de aceitar ser destino como o Salvador, o que enfureceu a Igreja Católica.

A interpretação de Willem Dafoe como Cristo é marcante, além das boas presenças de Barbara Hershey como Maria Madalena e Harry Dean Stanton como o Apóstolo Paulo. Um dos atores preferidos de Scorsese, Harvey Keitel, foi muito criticado por seu desempenho como Judas.

Não é uma obra-prima, mas um bom filme que se segura pela premissa interessante e uma visão mais humana de como teria sido Jesus Cristo, lembrado que Scorsese é católico e chegou a estudar para se formar padre antes de entrar para o cinema.

Um filme para as pessoas assistirem com a mente aberta, sem preconceitos e tirar suas próprias conclusões.

7 comentários:

Pedro Henrique Gomes disse...

Ainda não vi esse filme, mas devo conferir somente por causa do Scorsese, pois não gosto muito dessas falsas verdades e versões da vida de Jesus.

Abraço!!!

João Bizarro disse...

Não é dos melhores do Scorsese mas é um bom filme.

Rodrigo Fernandes disse...

polêmico mesmo... mas sempre gosto de filmes que cutucam algum setor da sociedade...
sou católico e smepre me emociono com a história desse homem, seja da forma como ela é contada...
é como vc disse - mente aberta para assistir esse filme, pois é um tema interessante
abraços

Anônimo disse...

adoro o Martin Scorsese, mas esse filme admito que ainda não vi. sou católica, mas não costumo assistir muitos filmes religiosos, apesar de ter os 10 mandamentos, entre os filmes que mais amo!

Pedro Henrique Gomes disse...

Está devidamente linkado lá também...


Abraço!!!

Anita disse...

concordo...não é uma obra prima...

mas é um filme imperdível!!!

beijinho e uma excelente páscoa:)***

O Narrador Subjectivo disse...

Um filme genial, na minha opinião, que me fez reflectir sobre o que é ser cristão e sobre a figura de Jesus Cristo mais do que qualquer outro filme, livro, sermão, missa, e por aí fora, digo isto muito sinceramente.

10/10