segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Seinfeld

Ficha Técnica:
Seinfeld (Seinfeld, EUA, 1989-1998)
Criadores - Jerry Seinfeld e Larry David
Elenco - Jerry Seinfeld, Julia Louis Dreyfus, Jason Alexander e Michael Richards.

Quando o episódio piloto de Seinfeld foi ao ar nos Estados Unidos em 1989, com Lee Garlington como uma garçonete, no lugar da personagem Elaine de Julia Louis Dreyfus, ninguém imaginava que esta série chegasse a ser um dia considerada o melhor sitcom de todos os tempos. Após este piloto ser exibido, a série foi aprovada para uma temporada, porém apenas a partir da terceira é que ela começou ao que chamamos no Brasil de "dar ibope". Mesmo não tendo grande sucesso no início, a emissora bancou a série e não se arrependeu.

Para quem não conhece, a história gira em torno da vida de quatro amigos solteiros na casa dos trinta anos e diferente de qualquer outra série com o mesmo ponto de partida, os episódios falam de temas comuns como amizade, namoro e trabalho, mas também de ganância, mentira, falsidade, entre outros defeitos, mas de uma maneira engraçada e politicamente incorreta, sem apelar para baixaria, criando situações muitas vezes constrangedoras mas que na hora lembramos de ter visto aquilo acontecer em algum lugar ou conosco.

É importante destacar os roteiros, sempre bem amarrados e os personagens muito bem interpretados, não só pelos atores principais, mas também pelos coadjuvantes, alguns que aparecem em diversos episódios e outros e que mesmo tendo aparecido apenas uma vez, ficaram marcados.

A série foi criado por Jerry Seinfeld e Larry David , para quem não conhece, Larry David é criador e ator principal da série "Curb Your Entusiasm" exibido pelo canal HBO no Brasil como "Segura a Onde", série esta que mostra o dia a dia dele mesmo, e as situações prá lá de constrangedoras que ele se mete. Já Jerry Seinfeld também interpretava ele mesmo na série, um solteirão que não gosta de compromissos e acaba com seus namoros pelos motivos mais estranhos. Ele mesmo não se considera um ator e sim comediante de palco, onde ele é brilhante também, mas sua canastrice como ator na série é uma das partes mais engraçadas, suas caras e bocas são inimitáveis. Inclusive como ator, Seinfeld participou da série "O Poderoso Benson" (que passou an Globo nos anos 80) em poucos episódios e foi demitido.

Seus companheiros não ficam atrás, Júlia Lous Dreyfus como a atrapalhada ex-namorada Elaine, seu amigo de infância George interpetrado por Jason Alexander (esse personagem é considerado o alter-ego de Larry David) e o vizinho maluco Kramer, vivído por Michael Richard são hilários.

Entre os inúmeros coadjuvantes podemos destacar o carteiro Newman (Wayne Knight) que é inimigo de Seinfeld, um dos namorados de Elaine durante a série, o apalermado David Puddy (Patrick Warburton), o anão enfezado Mick (Danny Woodburn), além os pais de Jerry e George. Neste quesito a série lembra o desenho "Os Simpsons" que tem uma galeria de coadjuvantes enormes e tão ricos como os personagens principais.

Apesar de ser um tipo de humor que não é preferido da maioria do povo brasileiro e de passar apenas na TV fechada , a série faz sucesso por aqui, o Canal Sony continou exibindo a série depois dela terminar em 1998 e reprisa os episódios até hoje.
Mesmo após de dez anos o número de fãs da "série sobre o nada" (como dizem os críticos americanos e o próprio seriado lançou a frase) continuam a crescer.

Quem assiste sabe que você acaba rindo mesmo em episódios que já viu várias vezes, para quem não assiste, experimente, com certeza você vai se divertir.

Para finalizar, os personagens foram tão marcantes para os atores, que após a série Jerry Seinfeld (já milionário, é claro) se aposentou da TV e aparece apenas em clubes para apresentar seus shows como comediante. Os outros três principais tentaram outras séries, Jason Alexander ("Bob Patterson") e Michael Richards ("The Michael Richards Show") mas fracassaram apenas Julia Louis Dreyfus após alguns anos, emplacou a série "The New Adventures of Old Christine", mas havia falhado em "Watching Ellie").

Nenhum comentário: