quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Lágrimas do Sol


Ficha Técnica:
Lágrimas do Sol (Tears of the Sun, EUA, 2003)
Direção: Antoine Fuqua
Elenco: Bruce Willis, Cole Hauser, Monica Bellucci, Eamonn Walker, Johnny Messner, Nick Chinlund, Tom Skerritt, Charles Ingram, Chad Smith, Akousa Busia.

O continente africano sofre com guerras desde que os europeus chegaram por lá no século XV e resolveram montar suas colônias e levar os nativos como escravos, primeiro para Europa e depois para América, sem levar em conta os fenícios, gregos e romanos que colonizaram onde hoje são os países de língua árabe, países separados da Europa apenas pelo Mar Mediterrâneo. Esta que sofre há tanto tempo é a chamada "África Negra", são os países que estão da Linha do Equador para baixo no mapa.

De uns tempo para cá Hollywood começou a investir em alguns filmes em que a história se passa nesses países em guerra cívil, como os ótimos "Diamante de Sangue" e "Falcão Negro em Perigo", sendo que o primeiro se passa em Serra Leoa e fala do contrabando de diamantes e o segundo na Somália e mostra uma desastrada ação do exército americano durante a guerra civil naquele país.

Já este "Lágrimas do Sol" mostra um grupo de operações especiais do exército americano liderado por Bruce Willis que recebe a missão de resgatar um médica naturalizada americana que atende pessoas em uma vila no interior da Nigéria, país que passa por um golpe de estado no momento. As ordens são dadas pelo Capitão Bill Rhodes (Tom Skerritt) para que apenas a médica seja resgatada, porém chegando ao vilarejo a médica não aceita abandonar as pessoas que ela trata e com o impasse o personagem de Bruce Willis resolve levar todas as pessoas do local na fuga até a divisa com Camarões.

Durante a viagem haverá muita ação, mas também se desenrola uma história interessante onde apesar da violência, temos um confronto de idéias entre o soldado bruto e leal ao exército, mas que irá se render ao humanismo e a médica obstinada em salvar pessoas.

Quanto ao elenco, Bruce Willis não é um grande ator, mas parece feito para filmes de ação, nesse caso específico sua cara fechada durante todo o tempo é suficiente para compor o personagem e a sempre bela Monica Bellucci faz um papel digno como a médica.

O diretor Antoine Fuqua é especialista em bons filmes de ação, são dele "Assassinos Substitutos", "A Isca" com Jamie Foxx antes de ganhar o Oscar, "Dia de Treinamento" com Oscar de melhor ator para Denzel Washington e "Rei Arthur", todos filmes que eu recomendo.

Não é um filme que se tornará um clássico, mas com certeza é uma boa sessão para quem gosta de filmes de ação e guerra com uma boa história.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal o resumo, mas tem que ter resenhas dos filmes que estão saindo no cinema notícias comentadas...

só uma opinião...

Tyago de Paula Ferreira disse...

Acho o Bruce bom!
Concordo com você que tal filme tem uma boa história!

Fuqua faz bons filmes. Já vi quase todos citados aó por você. E os que vi, todos são bons!

André Filipe disse...

Gostei muito desse filme quando assisti ;]

http://cultemdebate.blogspot.com

(Didixy) Conquistadores disse...

Esse filme é excelente. Não vou dizer mais nada, pois vc disse tudo.

Veja as dicas que coloquei para esse final de semana, para ir aos cinemas.

Abs

Drika Maraviglia disse...

Oi Hugo,

Parabéns pelo blog.

Abs,
Drika

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Francisco Luis Dique disse...

Gosto muito do filme e a minha missao é de ir a Guerra no dia.