quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Law & Order: SVU - Special Victims Unit

Ficha Técnica:
Law & Order: SVU - Special Victims Unit (EUA, 1999 até hoje)
Criador: Dick Wolf
Elenco: Christopher Meloni, Mariska Hargitay, Richard Belzer, Ice T, Dann Florek, B. D. Wong, Adam Beach, Diane Neal, Tamara Tunie.


O seriado original "Law & Order" está no ar nos EUA desde 1990, com várias mudanças de elenco mas mesmo assim ainda fazendo sucesso. Este sucesso gerou filhotes, este "Law & Order: SVU", "Law & Order: Criminal Intent" e o único que não vingou, durando apenas um temporada "Law & Order: Trial By Jury".

Cada um destes três seriados apesar da mesma origem, tem características distintas. O criador Dick Wolf, muito inteligente por sinal, procurou dar enfase a aspectos diferentes em cada um deles. Seria muito fácil criar uma franquia e utilizar a mesma fórmula do original, mas ele pensou além, deixando igual nos seriados apenas locações na cidade de Nova Iorque.

A série original segue a risca o título "Law & Order" (Lei e Ordem), a primeira parte mostra a investigação de algum crime e a segunda a parte judicial, focando sempre temas sérios e contemporâneos como aborto, crimes na internet, cartel de drogas, entre outros. Na minha opinião em alguns episódios em que a questão judicial é a mais importante, o episódio acaba se tornando um pouco cansativo principalmente nas discussões em tribunal, mas os textos são de primeira.

Já "Criminal Intent" é voltada para o esquadrão de crimes especiais, com casos complicadissímos e bem diferente do original a série se apóia no personagem principal, o detetive Robert Goren (Vincent D'Onofrio), uma pessoa estranha sem amigos, que confia apenas na parceira (Kathryn Erbe). Ele conhece de tudo, sendo extremamente perspicaz para conseguir uma confissão, com isso deixando a questão judicial em segundo plano. É uma série com histórias complexas e que deixa o show nas mãos de seu protagonista.

Chegando em "SVU", temos uma grande diferença em relação as outras séries, ela tem vários personagens, todos com sua importância até mesmo alguns coadjuvantes que nem constam dos créditos, mas que aparecem em diversos episódios. Esta é a minha série preferida entre as três, tendo como outro ponto positivo ter mantido todo o elenco principal desde que a série começou e apenas reforçando com novos componentes. A dupla principal interpretada por Christopher Meloni (Oz - A Vida é Uma Prisão) e Mariska Hargitay tem carisma e uma química intensa e ainda estão na série desde o início juntos com Dann Florek e Richard Belzer, já Ice T entrou na segunda temporada.

Os roteiros são mais voltados para a investigação, dando em cada episódio uma maior importância para um ou outro personagem, mesmo os menores, como a legista (Tamara Tunie), o novo detetive que entrou nesta última temporada (Adam Beach) e até houve um episódio focado no especialista em informática da polícia na série (Joel De La Fuente) que sequer é personagem fixo.

Em vários episódios os problemas pessoais dos personagens interferem nas investigações, o que deixa os acontecimentos e as interpretações bem próximas da realidade, humanizando os personagens Dick Wolf acaba criando uma maior simpatia dos personagens com os espectadores.

Com o sucesso da série muitos rostos conhecidos começaram a aparecer nos episódios, gente como Dean Cain (da série "Lois & Clark"), Lea Thompson ("De Volta Para o Futuro"), Peter Riegert, Connie Nielsen ("Gladiador") entre outros diversos atores e atrizes, conhecidos principalmente de outras séries de TV.

A série continua sendo produzida e passa no Brasil no canal fechado Universal, diariamente com reprises e a espera da nova temporada. Uma ótima pedida para quem gosta do estilo drama/policial.

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho Lei e Ordem SVU a melhor série da televião. Os desempenhos de Mariska(ela é fantástica)e Cris Mellonisão espetaculares.Nunca ví nada melhor na televisão brasileira em termos de séries americanas.

Anônimo disse...

Lei e Ordem é fantástica. essa série infelizmente não tem o reconhecimento da grande maioria da imprensa no Brasil. Os desempenhos dos atores são dignos de admiração e as história maravilhosas. E para completar Mariska Hargitay, a atriz principal é linda.Seus olhos e sorriso são de matar qualquer um.

Anônimo disse...

Meu nome é Cris.
E aqui vai o que eu penso.
Elliott e Liv se casar na trama, eles tem tudo em comum e até rola uns olhares entre eles, pelo menos eu acho.
Acho que Elliot não é feliz com as esposa e deveriam se separar não deixando de ser pai é claro para os filhos com ela.Mas viver a vida intensamente ao lado de Liv.
Não perco um dia, qdo tem eu tô lá na frente da telinha até mesmo os repetidos.Será que um dia eles vão se dar conta que são realmente apaixonados??Seria muito bom se isso viesse a tona.
Pessoal faz alguma coisa para isso acontecer mexam os pauizinhos..risos.
Espero que isso aconteça em breve.
bjs!