quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Donnie Darko

Ficha Técnica:
Donnie Darko (Donnie Darko, EUA, 2001)
Direção - Richard Kelly
Elenco - Jake Gyllenhaal, Jena Malone, Holmes Osborne, Mary McDonnell, Maggie Gyllenhaal, Patrick Swayze, Drew Barrymore, Noah Wyle, Beth Grant, James Duval.

Em uma cidade pequena dos Estados Unidos nos anos 80, um adolescente acorda na rua sem saber como chegou lá. Voltando para casa descobre que uma turbina de avião caiu bem em cima de seu quarto. Este é o ponto de partida de um dos filmes mais interessantes dos últimos anos.

A partir deste acontecimento seremos apresentados a diversos personagens de uma cidadezinha conservadora, mas que escondem muitos segredos e a acontecimentos estranhos, mas extremamente instigantes.

Fica difícil classificá-lo em algum gênero, poderíamos simplificar falando que é uma ficção misturada com drama, mas ele é muito mais do que isso.

Donnie Darko vivído pelo hoje astro Jake Gyllenhaal, é o personagem principal, um adolescente diagnosticado como esquizofrênico, que se entope de medicamentos e começa a ter alucinações onde aparece um coelho gigante que prevê o fim do mundo em 28 dias. Após isso ele começa a ter atitudes que mudarão sua vida e de diversas pessoas da cidade. Entre estas pessoas estão um garota nova na escola, seus pais e irmã, uma professora beata, um guru de auto-ajuda, entre outros. Tudo isto misturado com filosofia e uma teoria de viagem no tempo, dão um tempero que pode parecer sem sentido no papel, mas que na telinha prende o espectador, principalmente aquele que gosta de filmes com histórias contadas de modo não convencional, do tipo que você ficará pensando por muito tempo.

No ótimo elenco encabeçado por Jake Gyllenhall podemos destacar a garota Jena Malone como a novata da escola, Beth Grant como a professora beata e o ídolo dos anos 80, Patrick Swayze como o guru charlatão. A irmã de Jake na vida real, Maggie também faz o papel de sua irmã no filme. Destaque também para os pequenos, mas importantes papéis de Drew Barrymore e Noah Wyle(conhecido por seu papel em ER), como professores de Donnie Darko.

Outro ponto interessante é a contagem do tempo que resta para o fim do mundo que acompanha todo filme.

Como o filme se passa nos anos 80, a trilha sonora é toda da época, com destaque para músicas de Tears For Fears e Joy Division, entre outros.

Este é o primeiro filme do diretor Richard Kelly, que voltaria a dirigir apenas em 2006 o ainda inédito no Brasil "The Southland Tales".


Um comentário:

Anônimo disse...

Eu assisti à esse filme!
Muito interessante!
Seu blog está dez!!!
Continue com suas postagens, parabéns!!!